Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
29/04/2022 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Contra o Aedes Aegypti: Mutirão de limpeza intensifica retirada de lixo em micro áreas de Guaporé

Quantidade de resíduos em imóveis surpreende equipe. Município contabiliza 47 casos confirmados de dengue e mais de 100 exames aguardando resultado

“Segmentamos os bairros do município, em diversas micro áreas, para gerenciar os resíduos da forma correta. Organizamos uma ação conjunta e estamos intensificando o trabalho de remoção para evitar o acúmulo de água e, consequentemente, a criação e proliferação do mosquito aedes aegypti”. A atuação em um mutirão, descrita pela fiscal para ações em saúde do Município de Guaporé, envolve servidores das secretarias de Saúde – Vigilâncias em Saúde, Meio Ambiente e Obras/Viação.

A ofensiva contra o mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, neste primeiro momento, acontece no bairro São Cristóvão – comunidade Vila Verde, em área mapeada e pré-determinada pelos fiscais das Vigilâncias em Saúde. Lá, servidores estão efetuando a limpeza e o recolhimento de resíduos de todos os tipos. O maior objetivo é eliminar pontos de acúmulo de água e que servem de formação de criadouros para as larvas do Aedes Aegyti.

“Fizemos um levantamento das residências particulares, imóveis abandonados e áreas públicas no final da rua Aldo Bortoncelo e nos surpreendemos com a quantidade de resíduos que foram recolhidos. É importante que a comunidade tenha consciência do momento que vivemos e colabore com a limpeza dos terrenos”, destacaram os fiscais envolvidos no mutirão.

Mais duas áreas no bairro São Cristóvão receberão os servidores do mutirão de limpeza na próxima semana. Todos os moradores das micro áreas mapeadas são avisados com antecedência pelos agentes de saúde e de combates às endemias.

“Há esse tempo entre o aviso e o recolhimento para que os moradores possam se organizar. A orientação dos agentes é fundamental e todos devem segui-la para que tenhamos sucesso na ação de combate à proliferação do mosquito”, disse Vanessa.

No momento, segundo a enfermeira Maiara Lubian Tomé, Guaporé contabiliza 188 notificações encaminhadas, 47 casos confirmados de dengue e mais de 100 exames estão no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) aguardando o resultado da sorologia.

“O Estado encontra-se em uma situação alarmante. São mais de 12 mil casos autóctones (contraídos dentro do Estado) e 12 mortes registradas. Guaporé e mais 89% dos municípios (441) estão infestados. Peço a colaboração das pessoas para que possamos vencer a batalha contra o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças”, disse Maiara.

A principal ação é a eliminação de locais com água parada, que servem de pontos para o desenvolvimento das larvas do mosquito. Essa acontece em maior volume nesta época do ano, que alia temperaturas altas com chuvas mais recorrentes.

Outras Notícias