01/03/2024 Sec. da Saúde

Contra a Dengue - Administração Municipal define cronograma para realização do “Mutirão de Limpeza”

Com a colaboração dos moradores e agentes de saúde, recolhimento de resíduos começa no bairro Planalto

Combater o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela é prioridade para a Administração Municipal. Diante do avanço dos casos confirmados no Brasil, ações de conscientização e educação da população e de recolhimento de resíduos, evitando focos de proliferação do Aedes Aegypti, estão sendo realizadas pelas secretarias de Saúde, através das Vigilâncias em Saúde (Setores de Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica), e Obras.

Os moradores, conforme a Fiscal para Ações em Saúde Vanessa Foppa, serão importantes no processo de combate ao mosquito. Além da entrega de folders explicativos, realizados pelos agentes de saúde, um “Mutirão de Limpeza” começará a ser realizado na segunda-feira, dia 4 de março. O recolhimento dos resíduos será por área específica e determinada através de um cronograma.

“Uma forma de conseguirmos atender a demanda e realizá-lo de forma ordenada. É uma ação que tem como objetivo principal o recolhimento de resíduos que possam acumular água, como também, de incentivo para que as pessoas realizem limpezas periódicas em seus imóveis. Pedimos que a comunidade colabore para que possamos diminuir cada vez mais a circulação do mosquito e, consequentemente, o número de casos de dengue.”, disse Vanessa.

Residentes do bairro Planalto, entre a Avenida Silvio Sanson e a rua Irmão Eduardo, bem como entre a rodovia ERS-129 a rua Marcelino Champagnat, devem separar e acondicionar nos passeios públicos (calçadas) latas, potes, frascos, brinquedos velhos, panelas velhas, pratos velhos, lonas velhas, plásticos, pneus, garrafas, peças de ferro e tudo que acumula água da chuva. Móveis e madeiras devem ser colocados na calçada separadamente.

“É importante que o cronograma seja respeitado e que os moradores sigam as orientações do folder quanto à classificação dos resíduos”, destacou a Fiscal para Ações em Saúde.

Após a ação do “Mutirão de Limpeza” no bairro Planalto, os trabalhos, com data ainda a ser confirmada, serão realizados no bairro Nossa Senhora da Saúde.

Continuidade

As ações para prevenção e combate à dengue são realizadas rotineiramente pelas Vigilâncias em Saúde. Os imóveis são visitados pelos agentes de Combate às Endemias e são notificados ou autuados quando necessário. Em 2024, foram emitidas mais de 40 notificações e instaurados 12 processos administrativos sanitários.

“É importante que os moradores cuidem rotineiramente dos seus terrenos para que as ações de Vigilância em Saúde possam se tornar eficazes”, disse.