Secretário Municipal de Saúde, Ronaldo Invernizzi, aguarda novas instruções do Ministério da Saúde. Imunização se dará em profissionais da linha de frente e no Lar Santa Rita
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no domingo, dia 17 de janeiro, por unanimidade, a aplicação emergencial das duas primeiras vacinas contra o coronavírus (Covid-19) em território nacional. A imunização, que deverá começar oficialmente nos municípios brasileiros ao longo da semana, será realizada com a Coronavac (Sinovac/Instituto Butantan) e pela Oxford-AstraZeneca (Oxford/Fundação Osvaldo Cruz-Fiocruz). Seis milhões de doses estão à disposição e deverão ser entregues simultaneamente pelo Ministério da Saúde aos 27 Estados.
A aplicação das vacinas será realizada através dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), o maior e mais organizado do mundo. Em Guaporé, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde (SMS), está preparada para dar início a imunização contra o coronavírus. O secretário Ronaldo Invernizzi afirma que todos os profissionais estão recebendo capacitação e há insumos – todas as seringas foram adquiridas antecipadamente pelo Poder Público, disponíveis para o momento histórico.
“Estamos preparados. Assim que as vacinas chegarem, nós vamos dar início a imunização. Temos insumos e equipe técnica para atender a população. Queremos que a comunidade entenda que, num primeiro momento, não serão todos que receberão a dose da vacina. Temos que seguir os protocolos do Ministério da Saúde”, disse Invernizzi que ainda frisou:
“Os guaporenses devem saber que a Secretaria da Saúde está preparada para atendê-los. Não vamos medir esforços para que toda a população seja imunizada contra o coronavírus. Porém, é necessário que sigamos os protocolos preconizados para a aplicação nos grupos prioritários e, principalmente, tenhamos a vacina em mãos”.
A quantidade de doses para o município, segundo o secretário, ainda não está definida e dependerá de quantas o Governo do Rio Grande do Sul receberá do Governo Federal. A expectativa é que aproximadamente 200 ou 250 doses sejam enviadas para Guaporé. Conforme o protocolo do Ministério da Saúde, os primeiros que serão imunizados são os profissionais da linha de frente no combate à Covid-19 e os assistidos do Lar Santa Rita, o Lar dos Idosos.
Segundo Invernizzi ainda não há uma data para o início da imunização.
“Acreditamos que até sexta, dia 22, vamos começar a aplicar a dose da Coronavac, que é o imunizante que será encaminhado para os Estados num primeiro momento pelo Governo Federal”.