26/11/2021 Sec. de Assistência Social e Habitação

Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil reúne-se e apresenta relatório de ações de 2021

Atividade, nas dependências do Centro Municipal Termignoni, contou com a presença dos conselheiros, secretários da municipalidade e vice-prefeito Adalberto Bastian

Integrantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil de Guaporé, encabeçado pelo empresário Odair Rossetto e pela vice-presidente sargento Marines Rommel Santos e da Coordenadoria de Defesa Civil (COMPDEC), sob coordenação de Rafael Antônio Pissetti, reuniram-se na quinta-feira, dia 25 de novembro, nas dependências do Centro Municipal Termignoni, para a apresentação das ações realizadas ao longo do bimestre, do relatório de conclusão das atividades e os agradecimentos às equipes pelos relevantes serviços prestados à comunidade em 2021. A atividade contou com a presença especial do vice-prefeito Adalberto Bastian e secretários de Obras e Viação Fabiano Farina, de Agricultura Edelvan Balbinotti e de Assistência Social Viviane Tremarin Grando.

As autoridades, durante o encontro, afirmaram que todos aqueles que atuam no Conselho e na COMPDEC desenvolvem um trabalho muito importante para os que necessitam, sejam eles, ribeirinhos ao Arroio Barracão quando atingidos pela cheia do flúmen, agricultores com o abastecimento de água, na verificação do risco dos imóveis, na contribuição quando a uma intempérie causada pelas condições climáticas (cobertura de residências e outras).

“Todos são muito ativos e estão sempre à disposição, independente do dia e do horário. São pessoas da comunidade a serviço da própria comunidade. Somente temos que agradecer o empenho e a dedicação de cada um”, disseram os representantes do Poder Executivo.

Além da atuação operacional, ou seja, quando há necessidade de ir “a campo” para a resolução dos problemas, o Conselho e a COMPDEC contribuem em projetos que trazem benefícios à comunidade, como por exemplo, na formatação do Estudo Hidrológico sobre o Arroio Barracão. Repassada a necessidade de um aprofundamento ao Poder Executivo para evitar novas tragédias, tornou-se o mais completo documento sobre o flúmen, que corta a cidade de Norte a Sul passando por comunidades interioranas e por diversos bairros populosos.

“A Defesa Civil não consegue atuar e desempenhar sua função sem o assessoramento de todas as secretarias, em especial de Assistência Social, Obras e Agricultura. É bom ressaltar que a COMPDEC integra e articula todos os órgãos, sejam eles do Executivo ou Segurança Pública, para que possam trazer um melhor resultado à comunidade guaporense”, disse Pissetti.

Apesar dos integrantes do Conselho e da COMPDEC terem se reunido para a apresentação do relatório final de 2021, todas as atividades para a população prosseguem normalmente.

“Não deixaremos de atender nenhum munícipe em caso de necessidade. O que finalizamos foram as reuniões e não as ações operacionais”, afirmou o coordenador.

Encontros dos conselheiros acontecerão somente no primeiro trimestre de 2022.