10/08/2020 Sec. do Meio Ambiente

Consciência e solidariedade no projeto Ecobag

Sacolas ecológicas podem ser adquiridas na secretaria de Meio Ambiente por dois quilos de alimento

Com o slogan “Eu carrego minhas escolhas”, o projeto Ecobags, do Poder Público Municipal, através da secretaria de Meio Ambiente, visa unir consciência ambiental e solidariedade. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 1,5 milhões de sacolinhas plásticas são distribuídas por hora no Brasil. Resíduo este, que além de ser muito poluente, acaba indo parar nas ruas, entupindo esgotos e causando enchentes, poluindo diversos ecossistemas e até mesmo nos oceanos – muitas vezes indo parar no estômago de animais marinhos e infelizmente ocasionando a morte de inúmeros animais. Por ano, esse valor totaliza aproximadamente 13 bilhões de sacos plásticos.
As sacolas retornáveis ou Ecobags - como são conhecidas, são uma alternativa para substituir o uso das sacolas plásticas. Fabricadas com algodão e outros materiais sustentáveis e biodegradáveis, elas podem ser lavadas e reutilizadas sempre que necessário e por serem mais fortes e resistentes, suportam mais peso que as sacolas plásticas comuns, evitando sua ruptura.
“As Ecobags merecem uma atenção maior pois reduzem a quantidade de resíduo plástico e assim resultando em menos resíduos poluentes (petróleo – polietileno de alta densidade), preservando Recursos Naturais Não Renováveis no ambiente e que muitas vezes são descartados incorretamente e se levarmos em conta o tempo de decomposição do plástico que pode chegar até 400 anos é um absurdo. Este projeto tem como objetivo sensibilizar e buscar a conscientização da comunidade Guaporense acerca dos problemas ambientais causados pelo excesso de sacolinhas plásticas descartadas erroneamente no ambiente, além de estimular a utilização das sacolas ecológicas (Ecobags) ao realizarem suas compras em mercados e comércio em geral. Se quisermos um mundo melhor, pensando nas atuais e futuras gerações, devemos começar a cuidar do meio ambiente hoje” diz a secretária Monia Zampeze.

Como participar:

As Ecobags estarão à disposição da população junto a Secretaria de Meio Ambiente na Casa de Cultura do Município em frente a Praça Vespasiano Correa. As mesmas serão entregues mediante a troca por 02 Kg (Quilos) de alimentos não perecíveis que serão encaminhados à Assistência Social do Município de Guaporé colaborando com a distribuição para as pessoas que se encontram em maior vulnerabilidade social.
Informações fone 3443 5987.