01/09/2013 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Comunidade guaporense prestigia abertura da Semana da Pátria

A abertura oficial da Semana da Pátria em Guaporé – RS aconteceu na Praça Vespasiano Corrêa no último sábado (31/8) com a participação de autoridades e comunidade em geral. Neste ano, a tradicional “caminhada cívica”, como proposta de homenagear a Pátria, foi substituída por um cronograma de apresentações nas escolas municipais, estaduais e particular do município.
\r\n\tOs Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Grupo de Escoteiros Nacê participaram do hasteamento das bandeiras, que também ouviram atentos as temáticas escolhidas para as comemorações alusivas à Pátria. Na esfera Nacional a escolha ficou com o militar gaúcho José Plácido de Castro, que liderou a revolução acreana em 1904. Na esfera Estadual, a homenagem são os 100 anos do Movimento Escoteiro no Rio Grande do Sul, sendo representado no município pelo Grupo de Escoteiros Nacê, fundado em 1990, tendo hoje, 55 membros que realizam suas atividades no Centro Social Urbano.
\r\n\t “Vida em sociedade! Cidadãos de todos os tempos conectados com uma nova proposta de comunidade”, foi o tema escolhido para homenagear a esfera Municipal. O assunto serve como uma reflexão para que todos os guaporenses estejam unidos para modificar para melhor o meio aonde vivem.
\r\n\tEncerrando a abertura oficial da Semana da Pátria no município, os alunos das segundas séries da Escola Municipal Imaculada Conceição apresentaram a coreografia com a música “Eu te amo meu Brasil”. As crianças vestidas com as cores da pátria encantaram e alegraram as famílias que prestigiaram a apresentação.
\r\n\tHá noite, a comunidade também se reuniu na Praça Vespasiano Correa para o Acendimento do Fogo Simbólico, coordenado pelo Grupo de Escoteiros Nacê, aonde as pessoas formaram um grande circulo no centro da praça, para dar início ao ritual.
\r\n\tForam acesas quatro tochas representado os ventos, norte, sul, leste e oeste e ao final apenas uma foi conduzida de mão em mão até o acendimento do Fogo Simbólico.
\r\n\tApós todo o cerimonial, o Grupo de Escoteiros Nacê convidou os presentes a participarem do Fogo Conselheiro. O ritual com origem indíge é o momento em que todos se reúnem ao redor de uma fogueira ao final do dia para se divertir através de apresentações e termina com um momento de aprendizado ou de reflexão no momento do chefe.
\r\nAs atividades do fogo de conselho tem como objetivo desenvolver a criatividade, a imaginação, a facilidade de expressão, a sociabilidade, as habilidades artísticas, a autoconfiança, a espiritualidade e, principalmente, a alegria do jovem.
\r\n\tE finalizando o ritual, o Grupo também realizou juntamente com a comunidade presente na Praça a Oração da Despedida, se caracterizando um dos momentos mais emocionantes do momento.
\r\n\tA programação da Semana da Pátria continua durante a semana nas escolas municipais, estaduais e particular do município que abrirão suas portas para a comunidade. E na sexta-feira, haverá a solenidade de encerramento da Semana da Pátria, com a extinção do fogo simbólico.
\r\n