16/03/2023 Gabinete do Prefeito

Comitiva reúne-se com autoridades do Governo Estadual para tratar da continuação da pavimentação da VRS-831

Expectativa é que projeto, que prevê mais 20 quilômetros de asfalto, seja recalculado e colocado para licitação até o final de 2023

Liderados pelo vice-prefeito, Adalberto Bastian, uma comitiva com autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, juntamente com o empresário Ronoaldo Giaretta – Vinícola/Pesque e Pague Giaretta, participou na manhã da quarta-feira, dia 15 de março, de uma audiência com representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (GOV/RS), em Porto Alegre. No encontro, a comitiva solicitou ao secretário de Logística e Transporte, Juvir Costella, e ao diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino da Silva, a continuidade da pavimentação asfáltica da VRS-831, estrada que liga Guaporé ao município de União da Serra. A reunião foi acompanhada pelo assessor Fontana.

800 metros da obra, licitada em 1998 com cerca de 20 quilômetros de extensão, foi executada em 2018 em uma parceria dos Governos Estadual e Municipal. O trecho compreende o entroncamento da ERS-129 (trevo de acesso à Linha Quinta Peruzzo) até as proximidades da família Baggio e era uma antiga reivindicação. Foram investidos mais de R$ 850 mil na época.

Para Bastian, que esteve acompanhado dos vereadores Ari Paesi e Jonas Agosti (MDB), o reforço no pedido para revisão e readequação do projeto de asfaltamento se faz necessário para que mais famílias sejam beneficiadas.

“Pedimos ao secretário Costella e o diretor Faustino que deem continuidade aos trabalhos da ligação asfáltica até União da Serra. É um trecho de bastante movimentação diária de veículo, visto o escoamento da produção primária dos agricultores e o crescimento da população pelo turismo rural. Temos o empreendimento da família Giaretta e tantos outros que são referências na região e atraem centenas de pessoas diariamente. Com esforço e conhecendo o comprometimento do Governo Gaúcho, acreditamos que teremos mais um trecho pavimentado em breve”, disse Bastian que às autoridades gaúchas colocou a Administração Municipal à disposição para firmar uma parceria para execução da obra.

Costella, que tem laços estreitos com a região por ser natural de Dois Lajeados, salientou que os técnicos e engenheiros da secretaria e do DAER irão readequar o projeto e refazer os cálculos de investimento para o trecho. A expectativa das autoridades guaporenses e dos moradores é que a licitação da obra seja lançada até o final de 2023.