17/08/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Comemorações à Pátria: Guaporé recebe a centelha da 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

Solenidade, com a presença de autoridades municipais e servidores da segurança pública, foi comandada pela Liga da Defesa Nacional (LDN)

Comemorações à Pátria

Guaporé recebe a centelha da 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria

O acendimento do fogo simbólico da Pátria, que inicia as comemorações pelos 199 anos da Independência do Brasil, marcou-se pela emoção no hall de entrada da Prefeitura Municipal de Guaporé. A centelha, trazida por um grupo da Liga da Defesa Nacional (LDN) liderado pelo Coronel Ataíde Moraes Rodrigues até o pórtico de entrada principal da cidade, foi conduzida pelos servidores do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), escoltados por policiais do 4º Pelotão da Brigada Militar (BM), pela Avenida Silvio Sanson sob olhar atento da comunidade. Com sirenes acionadas e giroflax ligados, um dos símbolos da Semana da Pátria chegou à cerimônia nas mãos dos bombeiros, sargento Cruz e soldado Cleiton.
No local, autoridades municipais, lideradas pelo prefeito Valdir Carlos Fabris, acompanhado de vereadores e demais lideranças da comunidade, recepcionaram a centelha. O tema deste ano é o “Hino Nacional Brasileiro” e o estadual “A Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a Participação dos Gaúchos na 2ª Guerra Mundial”. Ambos foram abordados na edição 2020. Em Guaporé, a temática escolhida destaca a valorização dos profissionais e a conscientização da comunidade quanto à pandemia da Covid-19: “Fé, esperança e a valorização dos guaporenses na luta contra a pandemia da Covid-19”.
Durante a solenidade, além das execuções do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Rio Grande do Sul, ocorreu a manifestação do Coronel Ataíde Moraes Rodrigues que, em um primeiro momento, enalteceu os belos versos do Hino de Guaporé, escritos por Iracema Daskoski Brum, e a hospitalidade do povo.
“Prefeito Fabris. Guaporé é uma cidade acolhedora e encantadora. Tenho muita satisfação de poder estar, ao lado do grupo da Liga de Defesa Nacional, anualmente presente no município para dar início a Semana da Pátria. Que continuem sendo essa cidade maravilhosa de povo empreendedor. Nosso propósito, como LDN, é fortalecer os sentimentos de patriotismo e de civismo entre os brasileiros. O patriotismo significa a força do país” disse.
O Coronel, antes de encerrar a fala, entregou ao prefeito Fabris o certificado da 84ª Corrida do Fogo Simbólico. Também prestou uma homenagem, que posteriormente será conclusa com a entrega dos diplomas, para as corredoras Nerli Contarin e Marta Cenci que, em 2020, participaram do ato conduzindo a centelha.
“Em respeito, quero reconhecer também a atuação do sargento Cruz. Ao longo dos tempos, o bombeiro tem sido responsável pela condução, sempre com sorriso no rosto e jovialidade. Nosso muito obrigado por esse ato de amor à Pátria”.
O prefeito Fabris parabenizou a Liga da Defesa Nacional, em nome do Coronel Ataíde Moraes Rodrigues, por manter vivo o culto à Pátria, bem como, enalteceu a luta dos profissionais de saúde e da comunidade para vencer a batalha contra a Covid-19.
“Nosso Governo segue cuidando da saúde das pessoas nesse momento delicado de enfrentamento à pandemia. Logo, venceremos a luta e poderemos novamente nos abraçar. Tenhamos fé e esperança que dias melhores virão. Em nome da comunidade guaporense, parabenizo o empenho do grupo da Liga de Defesa Nacional pela perseverança em transmitir uma mensagem de patriotismo ao nosso povo”.
A chama patriótica permanecerá acesa até o dia 7 de setembro nas dependências da Casa da Cultura.