Cirurgias de catarata devolvem a visão a guaporenses
Imagine-se na fila de espera por uma cirurgia de catarata, a única solução para um grave problema de visão. Uma espera longa demais para quem sonha em voltar a enxergar. Pois guaporenses estão nesta expectativa. De acordo com o secretário de Saúde, Ad...
Imagine-se na fila de espera por uma cirurgia de catarata, a única solução para um grave problema de visão. Uma espera longa demais para quem sonha em voltar a enxergar. Pois guaporenses estão nesta expectativa. De acordo com o secretário de Saúde, Adalberto Bastian, havia uma fila de mais de 100 pessoas aguardando pelo procedimento pelo SUS.
\r\n“Realmente me surpreendi pelo número de pessoas que aguardavam numa fila de anos. Participei de reuniões regionais e comecei a comparar a fila de espera de cidades vizinhas, que estavam com cinco, seis, sete pessoas e pensei: isso está errado. Precisamos tomar uma atitude urgente em Guaporé. E foi o que fizemos”, afirma Bastian. “Um senhor de 56 anos veio até a secretaria e disse: eu sou marceneiro, não consigo mais trabalhar, me ajuda. A cirurgia dele foi feita no dia 18. No dia 19 ele veio agradecer. Isso nos emociona e faz tudo valer a pena”.
\r\nDesde 2014 Guaporé não realizava mais cirurgias de cataratas. “Voltamos a firmar o convênio para este fim. Conseguimos economizar em algumas ações para conquistar os recursos necessários para a retomada deste importante atendimento. Graças à toda a equipe da Administração, as cirurgias já são possíveis. Inclusive já começaram a acontecer”, comemora.
\r\nAs primeiras dez pessoas da lista foram operadas em Nova Prata no dia 18 de abril. 15 serão operados em maio. Cinquenta cirurgias estão agendadas na primeira etapa. Até o final do ano a lista de espera pela cirurgia de catarata em Guaporé deve estar zerada” compromete-se.
\r\nA catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, e no Brasil 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia. A cirurgia de catarata utiliza um laser e facoemulsificação. São feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata.
\r\n“Acreditamos que a comunidade agora poderá entender que muitas vezes nos deslocamos a outros municípios em reuniões, e não estamos no gabinete para receber as pessoas. Porém estamos lutando por elas, pelos seus direitos e pelo atendimento da nossa comunidade nas instâncias onde o município não pode atuar. Outra excelente notícia para breve será a compra de um veículo para facilitar o transporte de pacientes a outras cidades. A promessa de dois turnos de viagens também será cumprida. Confiem e trabalhem conosco. Vamos avançando sempre, em todos os setores”, conclui o vice prefeito.
\r\n\r\nNa foto: Autoridades acompanham os primeiros pacientes e conversam com médico responsável pelas cirurgias.\r\n
\r\n
\r\n