15/05/2015 Sec. de Administração

Centro Municipal será inaugurado em prédio histórico

Ocorre nesta sexta-feira, às 16 horas, a cerimônia de inauguração do Centro Municipal Termignoni. A revitalização do espaço de 1.800 m² do prédio histórico, onde funcionava o antigo curtume da cidade, é resultado de um investimento de R$ 1 milhão da prefeitura de Guaporé. Praticamente tudo foi refeito: pisos, instalações elétricas e hidráulicas, reboco interno e externo, forros, banheiros, telhado e todo o acabamento.
\r\nDesde o início de maio, já estão funcionando no local a Secretaria de Assistência Social e Habitação, o Conselho Tutelar, o Sine e a Junta do Serviço Militar. De acordo com o secretário de Coordenação e Planejamento do Município, Nelci da Silva, essas mudanças irão representar daqui em diante uma economia mensal de R$ 5 mil em aluguéis. Todo o chamado “arquivo morto” da prefeitura também foi transferido para o local, liberando uma sala de 100 m² na Casa de Cultura, que fica no centro da cidade.
\r\nA proposta da administração nesta etapa inicial foi a de transformar o espaço em um centro integrado de serviços e atendimento ao cidadão. Para o prefeito do município, Paulo Mazutti (PP), além do necessário trabalho de preservação do patrimônio histórico, a realização serve de impulso ao crescimento. “Descentralizando os serviços da prefeitura, investimos no desenvolvimento de toda a região sul do município”, explica.
\r\nFundado em 1919 pelos imigrantes italianos Silvio Corbetta e Carlo Termignoni, o Curtume Guaporense chegou a ser um dos maiores produtores de couros e derivados da América do Sul. No seu auge, no final dos anos 1940, empregou mais de 1.200 funcionários. Após 56 anos de funcionamento e diversas mudanças societárias, encerrou as atividades na metade dos anos 1970, devido a uma crise financeira.
\r\nForam décadas de abandono até que o espaço de 30 mil m² ser adquirido pela prefeitura, na gestão 2009-2012. “Demos o primeiro passo ao reformar e trazer uma série de repartições públicas para o local, mas a possibilidade de investimentos futuros é imensa”, destaca o prefeito.
\r\nToda a comunidade está convidada para a cerimônia de inauguração. O evento contará também com a presença de autoridades e integrantes de famílias ligadas à história do curtume.