Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
27/03/2023
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Causa Animal: Guaporé adere ao programa Estadual “Melhores Amigos”

Objetivo é a castração de animais de famílias em vulnerabilidade social ou abandonados, para controle populacional de cães e gatos

A Administração Municipal, através da secretaria da Saúde, aderiu ao projeto do Governo do Estado intitulado “Melhores Amigos”. Trata-se de um convênio com verba estadual e contrapartida do Município, para realização de esterilização de animais domésticos, através do convênio administrativo celebrado entre o estado do Rio Grande do Sul por intermédio da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social e Guaporé.

O objetivo do projeto é a castração para fins de controle populacional de cães e gatos fêmeas. 
O outro foco do projeto, não menos importante, é conscientizar a população sobre a guarda responsável, controle das zoonoses e saúde pública.
A saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal. 
O aumento da população de animais domésticos nas residências, ruas, terrenos baldios e locais abandonados amplia risco de contágio de diversas doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa. 
A esterilização de animais tem como foco a diminuição de animais errantes, cujos filhotes são diariamente abandonados nos logradouros e se tornam um problema de ordem pública e também os cães e gatos provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social, sem condições de arcar com o procedimento.

Número de procedimentos 

Com relação ao número de animais, os valores possibilitam a castração de 55 cadelas e 180 gatas no período de um ano, pois atualmente o município tem uma quantidade muito maior desses animais na rua, que se reproduzem de uma forma preocupante em terrenos baldios, além de necessitarem de um manejo mais criterioso, pois normalmente trata-se de animais ariscos.
O serviço de esterilização é essencial para o controle populacional desses animais, para seu bem-estar e para a saúde da população.


Animais domésticos: atenção para os requisitos 

Haverá a possibilidade de castração de animais domésticos (somente as fêmeas de cães e gatos), de famílias em vulnerabilidade social que OBRIGATORIAMENTE estejam inscritas no Cadastro Único, beneficiadas com o Programa Bolsa Família e também as que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), os quais são pessoas com deficiência ou idosos partir de 65 anos de idade.
As regras do programa são bem específicas e devem ser cumpridas rigorosamente.

Outras Notícias