Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
01/03/2018 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Caps: Música e arte a serviço da saúde mental

Saúde é o equilíbrio de muitos fatores. Entre eles o bem-estar emocional. Se cuidamos do corpo, porque não cuidar da mente? Muitas são as doenças que afetam psicologicamente as pessoas, e precisam ser tratadas com seriedade e com acompanhamento profis...

Saúde é o equilíbrio de muitos fatores. Entre eles o bem-estar emocional. Se cuidamos do corpo, porque não cuidar da mente? Muitas são as doenças que afetam psicologicamente as pessoas, e precisam ser tratadas com seriedade e com acompanhamento profissional.
\r\nO Caps- Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com tantos transtornos presentes em muitas famílias. É um dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.
\r\nEm Guaporé o Caps é um local onde a saúde floresce junto com a amizade, com acompanhamento de equipe multidisciplinar, mas também com arte, com música, com festa e com alegria.
\r\nMais profissionais soma-se a esse grupo de pessoas que diariamente dedica-se à qualidade de vida de seus pacientes. Os grupos do Caps têm agora aulas de música, com o Maestro Jorge Astolfi e com Carolina Astolfi. Além disso, nas aulas de artesanato, a artesã Janete Bresolin soma ao trabalho das oficinas organizadas pela psicopedagoga Elsa Bresolin, para momentos de muita sensibilidade, beleza e com resultados incríveis.
\r\nA música ativa o centro de prazer do cérebro, ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparadores físicos como tratamento de diversos problemas – e tem trazido ótimos resultados.
\r\nO artesanato é uma ótima oportunidade para as pessoas se expressarem e descobrirem suas aptidões, além de desenvolverem habilidades manuais e a criatividade. Por meio de diferentes técnicas, o artesão pode aprimorar ideias e exercitar a mente prevenindo, inclusive, problemas de memória. Mas os benefícios vão além, o artesanato trabalha com momentos de introspecção, concentração e reflexão. Durante a atividade, o convívio em grupo proporciona a interatividade, o que melhora também o humor e afasta o isolamento.
\r\nA secretaria de Saúde aposta em prevenção, em profissionais que venham a somar na equipe, fortalecendo laços com a comunidade e promovendo mais qualidade de vida para a população.
\r\n

Outras Notícias