11/08/2021

Capacitação reuniu atores da rede de proteção à criança e ao adolescente em Guaporé

Atividade, ministrada por Getúlio Júnior, aconteceu no auditório da Casa da Cultura

Respeitando as medidas sanitárias e de segurança no combate à pandemia da Covid-19, a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, juntamente com o Conselho Tutelar, realizou na sexta-feira, dia 6 de agosto, uma formação e capacitação para os atores da rede de proteção à criança e ao adolescente. Com o tema “Conhecendo para Proteger”, os trabalhos foram ministrados no auditório da Casa da Cultura pelo palestrante Getúlio Martins Silveira Júnior.

Participaram da capacitação, além dos conselheiros tutelares Eli Ramos Vieira, Alexandra Chaves, Alexandra de Almeida, Jorge Luis Flores da Silva e Rosane Locatelli, representantes das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, Brigada Militar (BM), CAPS, Casa de Acolhimento, NAE, Escola Estadual Técnica Agrícola, Colégio Scalabrini, CRAS, CREAS, Polícia Civil (PC), Educação, Escolas Estaduais Bandeirante e Félix Engel Filho, Horta Comunitária, Hospital Manoel Francisco Guerreiro, Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo e APAE.

Nas atividades, assuntos de relevância para o fortalecimento e aproximação da rede, bem como a luta pelas garantias dos direitos das crianças e adolescentes foram debatidos. Getúlio Júnior, que integrou o grupo de trabalho do MP/RS na criação e desenvolvimento do Sistema Da Ficai On Line, afirmou que a sociedade e não só os atores são importantes para o desenvolvimento/formação dos menores sem traumas.

“É fundamental que os agentes da rede estejam conectados uns aos outros, se conheçam e possam juntos desenvolver um trabalho de fortalecimento, defesa e promoção nas garantidas das crianças e adolescentes. Quando sonhamos em um futuro melhor para elas, temos que, pelo menos, garantir um presente digno”, destacou.

Entre os temas em pauta, destacou-se os desafios do retorno às aulas presenciais. Muitas tiveram seus direitos violados.

“O que vamos fazer para identificar e encaminhar? Como rede de proteção, como unirmos esforços para encontrar caminhos? Temos que ter uma unidade para fortalecer a rede e conseguirmos construir, de forma gradativa, uma sociedade melhor e mais justa para se viver. Que as crianças possam ter os direitos garantidos, longe de todos os tipos de violência, sejam elas físicas ou psicológicas”.

Além do tema educacional, foram debatidos: o Conselho Tutelar e o Sistema de Garantias de Direitos; Papel e competências do Conselho Tutelar; Definição e objetivos da rede; A importância de protocolos para atuação em rede; A relação do Conselho Tutelar com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros.