04/07/2023 Sec. de Assistência Social e Habitação

Candidatos aos cargos do Conselho Tutelar realizam capacitação em Guaporé

Etapa, com atividades ao longo de quatro noites, antecede a prova de conhecimentos que será aplicada no dia 16 de julho

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), de Guaporé, realiza entre os dias 3 e 6 de julho, mais uma etapa para a escolha dos membros do Conselho Tutelar (Titulares e Suplentes) – Gestão 2024/2028. Após o período de inscrições, 10 pessoas tiveram suas candidaturas deferidas e estão aptas para a sequência das atividades. Entre as etapas, a capacitação para a prova de conhecimentos é uma delas.

Nas dependências da Casa da Cultura, os candidatos participam da formação que é dividida em cinco módulos. Os temas apresentados são: A proteção social de crianças e adolescentes; Percurso histórico do atendimento às crianças e adolescentes no Brasil e no mundo; Concepções e paradigmas; As principais legislações brasileiras e normativas internacionais que norteiam o trabalho dos conselhos tutelares; Direitos; Medidas Protetivas; Concepção de família, diferentes possibilidades de vivências familiares; Atendimento. Violência; Atribuições dos conselhos tutelares; Interface com a rede de atendimento (saúde, assistência social, educação) e Sistema de Justiça; O cotidiano dos conselheiros/as tutelares; Instrumento de trabalho, prestação de contas e SIPIA.

Na abertura, a secretária de Assistência Social e Habitação, Viviane Tremarin Grando, destacou a importância de cada um dos candidatos estar apto, com conhecimento da legislação, para o cuidado das crianças e adolescentes. Ela aproveitou para agradecer o trabalho realizado pelos integrantes do COMDICA, através da presidência de Jéssica Bressan Muniz e da Comissão Especial que conduz o processo eleitoral, formada pelas Conselheiras Jéssica Rizzi, Rayane Vicari, Marli Moraes Oliveira e Gisele Bergamaschi.

“Fundamental que todos os candidatos tenham conhecimento das atividades inerentes à profissão que irão exercer no dia a dia. Lidar com as situações vividas por crianças e adolescentes não é algo fácil. Então, nada melhor do que estarem qualificadas. Que possam aproveitar cada segundo da capacitação”, disse Viviane.

Conforme o cronograma, os candidatos realizarão a prova no dia 16 de julho. A publicação dos resultados será no dia 20. Para os aprovados, o período de campanha/propaganda eleitoral inicia no dia 31 e se estende até o dia 29 de setembro quando, na oportunidade, está prevista uma reunião para orientações acerca das condutas vedadas no dia da eleição. O pleito eleitoral acontecerá nas dependências do Fórum da Comarca de Guaporé (Salão do Júri) no dia 1º de outubro, das 8h às 17h. O mandato do Conselho Tutelar será de dez de janeiro de 2024, data da posse, até nove de janeiro de 2028.