Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
07/06/2022 Sec. do Meio Ambiente
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Caco de vidro descartado incorretamente fere coletor em Guaporé

Objeto, que estava acondicionado dentro de um saco de lixo orgânico, cortou a perna do trabalhador da empresa Novo Mundo

Mais um colaborador da empresa Novo Mundo, terceirizada para a coleta de resíduos sólidos e orgânicos no município, ficou ferido enquanto desempenhava suas atividades na limpeza e organização de Guaporé. O homem, de 26 anos, estava no bairro Pinheirinho, proximidades da ponte que liga à comunidade da Linha Três de Maio – Brítola, quando, ao pegar uma sacola plástica para colocá-la no caminhão de recolhimento do lixo, acabou cortando a perna com um caco de vidro descartado incorretamente por um cidadão. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Monia Zampeze, o coletor precisou ser encaminhado pelos colegas de trabalho para o Hospital Manoel Francisco Guerreiro para atendimento médico. Ele, que havia se ferido há cerca de 20 dias também com um vidro acondicionado de forma errada em uma embalagem, permanecerá afastado das atividades até sua plena recuperação.

O caso serve de alerta e mostra a importância da conscientização da comunidade guaporense no descarte correto dos resíduos. Monia pede a todos para que tenham mais responsabilidade na hora de separá-los e descartá-los. O vidro quebrado precisa ser acondicionado de forma correta para que não cause acidentes, garanta a segurança dos trabalhadores da coleta e facilite o transporte.

“Pedimos responsabilidade com o meio ambiente, mas acima de tudo, mais respeito com essa classe trabalhadora, que está na rua todos os dias. Faça chuva, frio, sol e calor, eles estão efetuando o seu melhor para manter a cidade limpa e organizada. Para eles, não há tempo ruim”, destacou a secretária.

A melhor maneira e a opção mais segura é acondicionar os cacos de vidro dentro de uma garrafa pet ou dentro de caixas de leite e/ou suco e fechá-las. Jornais também são utilizados para embrulhar o vidro ou cacos e posteriormente são colocados em sacolas plásticas separadas dos demais. Em todos os casos, conforme a secretaria, é importante que haja identificação que a embalagem contém vidro.

“Para que os coletores saibam que há objetos cortantes na embalagem. A consciência, educação e o cuidado da população serão fundamentais para que não tenhamos mais registros de acidentes com esses trabalhadores”, disse.

Seja consciente e responsável. Descarte corretamente o material reciclável. A comunidade agradece.

Outras Notícias