Sociedade Thalia, de Curitiba, conquistou o título. Marcia Cristofoli, da ABG Richmond de Guaporé, foi eleita a melhor armadora da competição
Pela primeira vez na história o município de Guaporé foi palco para uma competição nacional de basquete. Organizada pela Federação Gaúcha de Basketball (FGB) e Associação Guaporense de Basquete (AGB) – Richmond, o Campeonato Sul Brasileiro de Clubes Sub-15 Feminino, com a participação de quatro selecionados dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, colocou a “Capital da Hospitalidade” em visibilidade no Brasil. Garotas da AGB Richmond (Guaporé), Cestinha/Único (Santa Cruz do Sul), Sociedade Thalia (Curitiba/PR) e - S.R.Manpituba (Criciúma/SC) proporcionaram entre os dias 22 e 25 de junho um verdadeiro show dentro da quadra do Centro Social Urbano.
Foram seis partidas emocionantes, com muitas jogadas de craque e cestas de dois e três pontos, que animaram o bom público que se fez presente. Com mais efetividade, as meninas da Sociedade Thalia venceram os três confrontos disputados. Com 217 pontos marcados e 50 sofridos, as paranaenses ergueram o troféu de campeãs Sul Brasileiras de Basquete. Na segunda posição ficou a S.R.Manpituba. A turma guaporense da AGB Richmond, sob comando do técnico Arthur Filippon, concluiu a competição em terceiro e em quarto ficaram as garotas do Cestinha/Único.
Filippon, envolvido diretamente na organização, classificou o evento como um sucesso.
“Por ser a primeira experiência de Guaporé na organização, podemos afirmar que o Sul Brasileiro de Clube Feminino foi um sucesso. Tivemos muitos acertos e algumas situações que podemos melhorar para uma próxima edição. Agradeço a colaboração de todos para que as delegações fossem bem recebidas e pudessem sentirem-se em ‘casa’. Não vou nominar ninguém para não cometer injustiças. Sintam-se abraçados e gratidão por tudo. O sucesso do evento é graças a vocês”, disse Filippon.
Vagner Dai Prá, diretor do Conselho Municipal de Desporto (CMD), afirmou que Guaporé só tem a ganhar com eventos desta natureza.
“Tivemos um envolvimento muito grande para que o Sul Brasileiro fosse realizado. Acredito que todas as delegações saíram satisfeitas e o sucesso dentro de quadra é mérito do trabalho que estão desenvolvendo”, destacou.
Em nome da Administração Municipal, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi, parabenizou as participantes.
“Independente dos resultados, todas são vitoriosas. Muito bem representaram seus clubes e seus Estados. Nós, do Poder Público, estamos orgulhosos em poder recebê-las e ver que no futuro o basquete brasileiro estará muito bem representado”, salientou.
Para a realização do Sul Brasileiro, o Centro Social Urbano passou por melhorias estruturais dentro e fora das quatro linhas. O Poder Público, assim como o envolvimento dos diretores da AGB Richmond e familiares das atletas, foi fundamental para o sucesso do evento esportivo.
Sul Brasileiro de Basquete
Sub-15 Feminino
Classificação
1º Lugar: Sociedade Thalia/Curitiba/PR
2º Lugar: S.R.Manpituba/ /FME - Criciúma SATC /SC
3º Lugar: AGB Richmond - Guaporé/RS
4º Lugar: Cestinha/Único - Santa Cruz do Sul/RS
Cestinha
Nome: Barbara Bittencourt (51 Pontos)
Equipe: S.R. Mampituba
Seleção da Competição (Melhores)
Ala
Nome: Isabelle Teixeira
Equipe: S.R. Mampituba
Ala
Nome: Isadora Boamorte
Equipe: Sociedade Thalia
Armadora
Nome: Marcia Cristofoli
Equipe: AGB Richmond
Pivô
Nome: Gabriela Rita
Equipe: S.R Mampituba
Pivô
Nome: Isabela Baran
Equipe: Sociedade Thalia