Além do embelezamento urbano, seu cultivo remonta a décadas, tornando-se um símbolo cultural da região e apreciadas pelos guaporenses
“Nossa cidade possui uma rica história e cultura que se reflete em seu patrimônio histórico, arquitetônico e paisagístico. Dentre os elementos que contribuem para a identidade da cidade, estão presentes as azaleias que adornam a praça Vespasiano Corrêa, local simbólico para a comunidade e visitantes. Além do embelezamento urbano, seu cultivo remonta a décadas, tornando-se um símbolo cultural da região e apreciadas pelos guaporenses”. Com essas palavras, a programação “Uma Joia de Natal”, coroou a comunidade na noite da quarta-feira, dia 11 de dezembro, com a entrega oficial de mais um patrimônio. As azaleias da praça Vespasiano Corrêa foram declaradas “Patrimônio Público, Paisagístico e Ambiental de Guaporé”.
A partir do tombamento, com o descerramento da placa em um totem na área central da praça, as azaleias passam a ser protegidas e preservadas pela Administração Municipal. O cuidado aumentará e a responsabilidade é manter as árvores sempre floridas. Elas que embelezam o “coração” da “Capital da Hospitalidade” há cerca de 90 anos. As primeiras mudas foram trazidas de Lajeado por Aristides Bernardi e cuidadas, com muito carinho, pelos irmãos José e Ângelo Orso, posteriormente, por Darci de Macedo.
“Que possamos continuar, ao longo de mais 100 anos, nos encantando com o colorido que as azaleias proporcionam para todos aqueles que passam pela praça central”, disse a secretária de Educação, Veridiana Tonini.
As azaleias, desde a publicação da Lei 4.532/2024 de 8 de maio de 2024, são consideradas um patrimônio. Desde a data, além do cuidado na manutenção, fica proibida a destruição, danificação, corte ou qualquer ato que cause prejuízo, estando sujeitas penalidades previstas na Legislação Ambiental aos infratores.
O tombamento
O tombamento é uma forma de garantir um compromisso oficial com a manutenção e cuidado contínuos das azaleias, reconhecendo a sua importância histórica, estética e para a educação ambiental. Fortalece a identidade municipal e nos confere mais um símbolo distintivo.