Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
07/08/2019
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Autoridades de Guaporé e Vale do Taquari buscam apoio do Governo Estadual para projetos turísticos

Entres os projetos, a pavimentação da Rota Turística Caminhos do Pão e Vinho, e apoio ao projeto “Trem dos Vales” na Ferrovia do Trigo

Lideranças do Poder Público de Guaporé, em especial a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, membros da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), acompanhados dos deputados federal e estadual Nereu Crispim (PSL) e Tiago Simon (MDB), respectivamente, e dirigentes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estiveram reunidos com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, em seu gabinete, em Porto Alegre. Na oportunidade reivindicarão ações para alavancar o turismo na Serra Gaúcha e Vale do Taquari.

Entre os pedidos, está o apoio do Governo Estadual para a ligação asfáltica entre os municípios que integram a Rota Turística Caminhos do Pão e do Vinho, que faz parte do projeto “Caminhos Trentinos”. As obras no trecho, de aproximadamente 61 quilômetros – inicia em Santa Tereza e segue até Anta Gorda, são uma reivindicação das 39 cidades que integram a Amturvales e Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Além deste, as cidades apresentaram suas vocações para o turismo, destacando que a união entre todos fará com que a região torne-se um polo de visitação.

Há, segundo Cristiane, muitos pontos a serem admirados pelos turistas em todos os municípios. Cada um, afirmou, tem suas características.

“Todos as cidades têm seus encantamentos, suas particularidades e devem explorar o turismo da melhor forma possível. Guaporé, por exemplo, há belíssimas paisagens naturais, casarões antigos e vinícolas (turismo rural), o autódromo (turismo esportivo), a linda Igreja Matriz e as grutas (turismo religioso), e as centenas de lojas de joias folheadas e moda íntima (turismo de compras). Temos potencialidades, e unindo com os demais, podemos fazer com que os visitantes desfrutem do melhor. Desta forma estariam fomentando diversos setores econômicos como da hotelaria e alimentação, para citar alguns”, disse.

Conforme a secretária, os municípios apresentaram as autoridades gaúchas o projeto “Trem dos Vales”, que movimentará nos dias 31 de agosto e 1º, 7 e 8 de setembro, milhares de visitantes que irão passear de trem por cerca de 40 Km entre Guaporé e Muçum, pela Ferrovia do Trigo. O secretário Ruy Irigaray se comprometeu a dar apoio aos projetos apresentados pela comitiva.

“Marcamos uma reunião no começo de setembro em Guaporé. Nosso objetivo é fazer com que o secretário possa conhecer as potencialidades de perto. Temos muito a oferecer e com certeza irá se encantar”, destacou.

Outras Notícias