03/03/2022

Ato marca instalação de futura Escola de Ensino Fundamental em Guaporé

Educandário, com investimentos dos Governos Federal e Municipal, será construído no bairro Nossa Senhora da Saúde

A educação é um dos principais pilares de investimentos da Administração Municipal. Valorizando a comunidade escolar, em especial os mais de 550 profissionais e os cerca de três mil alunos, a Secretaria de Educação está buscando comodidade e conforto no ensino para todos, com a melhoria nas condições das infraestruturas dos 10 educandários. Além disso, projeta a aplicação de recursos para que todas as crianças, adolescentes e jovens possam estar dentro das salas de aula.
Há cerca de três anos e meio, a construção de uma nova escola de ensino fundamental começou a ser planejada. Atendendo reivindicações da população, o espaço, que em breve deverá sair do papel, será edificado no bairro Nossa Senhora da Saúde. O ato, que marcou a instalação, com a abertura/prolongamento da rua XV de Novembro – totalizando 150 metros de comprimento e 20 de largura, aconteceu na manhã da quinta-feira, dia 3 de março, contando com a presença do prefeito Valdir Carlos Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, secretários Eduardo De Rocco (Fazenda), Gerson Bedin (Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Veridiana Maria Tonini (Educação). O secretário parlamentar do deputado federal Osmar Terra, Paulo Giroldi, acompanhou os trabalhos.
A secretária Veridiana comemorou mais um passo dado na busca pela efetivação do educandário que será construído em área institucional e de recreação, com cerca de 2,1 mil m2. Serão investidos mais de R$ 2,5 milhões, sendo cerca de R$ 1,4 milhão do Governo Federal (Ministério da Educação) – articulado pelo deputado Osmar Terra, e o restante de recursos do caixa do Município.
“A abertura da rua, por mais simples que seja, é um marco significativo para a Administração Municipal, pois sinaliza que o início da instalação do educandário está próximo. Tínhamos, através do Plano Diretor, a necessidade da construção de uma escola no bairro Nossa Senhora da Saúde. Estamos atendendo, com muita seriedade e responsabilidade, essa reivindicação da comunidade.”, salientou Veridiana.
O educandário, que deverá ter obras iniciadas em 2022, contará com seis salas de aula, sala de leitura, da direção e de professores, laboratório de informática, pátio central e outras dependências. O terreno está em conformidade com todas as licenças ambientais.
“A escola é um modelo idêntico da Zaida Zanon, mas virá com uma proposta que engloba todos os cuidados ambientais e envolvimento direto com a comunidade. Não será somente um espaço educacional. Ele terá vida em meio a um bosque”, afirmou.
O prefeito Fabris salientou que a obra é de suma importância para a comunidade.
“Estamos dando mais um passo na área da educação. Os moradores merecem o emprego de todo o esforço dos servidores para que tenhamos, em breve, uma nova escola. Nós valorizamos as pessoas e investimentos em uma cidade com mais qualidade de vida no futuro”, disse o prefeito.
Participaram do ato os vereadores Ari Paesi, Fernanda Debona Baldin e Gilson Dai Pra, além do suplente Ederson Pandolfo e servidores da municipalidade.