29/06/2022 Gabinete do Prefeito

Apoio aos jovens que servem ao Exército

Famílias poderão ter transporte custeado para acompanhar eventos importantes em São Gabriel

Anualmente a Junta do Serviço Militar de Guaporé realiza ações para os jovens que precisam realizar o alistamento militar e servir ao Exército. A secretaria Geral de Governo, através da secretária Michelle Sogari e a Delegada da Junta, Paula de Pauli, junto ao Governo Municipal, estudavam formas do Poder Público custear despesas da Junta do Serviço Militar quando da realização da seleção anual de jovens para prestarem Serviço Miliar em São Gabriel.

Outra preocupação era em auxiliar as famílias dos jovens que serviam ao Exército e participavam de eventos importantes, como por exemplo suas formaturas. Desta forma, um projeto de Lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores, e aprovado, garantindo os benefícios. De acordo com a Lei, fica o Município autorizado a custear despesas da Junta do Serviço Militar quando da realização da seleção anual de jovens para prestarem Serviço Miliar em São Gabriel ou outro Município que vier a ser definido pelo Exército Brasileiro. São despesas inerentes à alimentação e hospedagem de Oficiais e Praças Militares, locação de imóveis para alojamento e outras necessárias para realização da seleção.

O Município também poderá custear despesas de transporte rodoviário para deslocamento dos jovens para servir o Exército, e de familiares para participarem de eventos do Exército na mesma cidade.

“Agradeço a parceria com a Paula de Pauli e com o Delfino Nervis, para que pudéssemos colocar esse projeto em prática. A Junta anualmente tem quatro ações distintas: a Entrega da Boina Verde, Seleção e Seleção Complementar e Entrega dos Recrutas. Todos os anos era uma luta para custear essas despensas, que cabiam quase em sua totalidade ao município e dependíamos sempre de terceiros. Com essa verba fixa para custear as despesas da Junta, poderemos entregar um trabalho de melhor qualidade para a comunidade e disponibilizar um ônibus para os pais desses alunos que vão para São Gabriel, em março. Geralmente se os pais quisessem acompanhar e prestigiar a formatura dos filhos, precisavam custear o transporte. Agora eles poderão ter o transporte custeado pelo Município. Queremos agradecer a todos os envolvidos e dizer que estamos trabalhando para melhorar todos os setores, afinal somos uma Cidade Educadora”.

A lei foi promulgada e já está em vigor.