22/05/2021

Amores, sabores e cores no retorno das atividades presenciais da Rede Pública Municipal

Com rigorosas medidas sanitárias adotadas, a alegria voltou a fazer parte das salas de aula das dez escolas de educação infantil e ensino fundamental

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, preparou-se com muito planejamento e organização para um dos momentos mais esperados pelas famílias. O retorno das atividades presenciais nas dez escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental trouxe alegria e uma nova vida para as salas de aula. Os espaços, fechados há mais de um ano em virtude das medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19), receberam cuidados especiais com sanitizações, demarcações para o distanciamento pessoal, manutenções nas estruturas, limpezas constantes, entre outras ações.

Durante o período de isolamento social, os profissionais de educação, sob coordenação da secretária Veridiana Tonini, buscaram estratégias de alfabetização, com um olhar sensível para a aprendizagem. Atividades pedagógicas, sempre respeitando os protocolos sanitários, foram colocadas em prática.

“Foram muitas reuniões presenciais e virtuais para que pudéssemos nos adequar à nova realidade imposta pela pandemia. Num primeiro momento ficamos preocupados com a saúde de todos os alunos, seus familiares e profissionais da educação. Posteriormente com a ‘perda’ no aprendizado que iriam ter sem atividades em sala de aula. Ainda com olhar atento à saúde de cada família, buscamos alternativas para que fossem repassados os conteúdos. Não foi um processo fácil, mas, diante de tudo, acredito que conseguimos vencer mais esse desafio”, disse Veridiana.

A secretária lembra que o retorno presencial, no mês de abril de 2021, marcou-se pela alegria nos educandários. Crianças, adolescentes, jovens e adultos (EJA) voltaram a socializar e aprender em sala de aula.

“Reestruturamos o aprendizado e intensificamos as medidas sanitárias para que pudéssemos retornar com segurança. Como profissionais da educação estamos felizes. Escolas não são apenas estruturas que ofertam o ensino da matemática, do português, geografia, entre outras disciplinas. São espaços de convivência social, de criar laços de amizade e companheirismo, de conhecer-se”, afirmou.

Com olhar sensível para aqueles que serão o futuro do país, a Secretaria Municipal de Educação prossegue com o aprendizado educacional sem descuidar das medidas para o combate a Covid-19.