19/07/2022 Sec. de Educação

Alunos da Escola Municipal Dr. Jairo Brum participam do projeto “Meu patrimônio, minha história”

Alunos dos 7ºs e 9ºs anos, acompanhados dos professores Ronise Dalpian Vargas e Rogério Accorsi, viajaram para Pelotas para estudos e visitas

Como Cidade Educadora, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, busca sensibilizar os estudantes para cada vez mais valorizem a história, seja do Brasil, Estado do Rio Grande do Sul e da comunidade/cidade onde vivem. Em 2022, a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum está desenvolvendo para alunos dos 7º e 9º anos o projeto de educação patrimonial, denominado “Meu patrimônio, minha história”.

A educação patrimonial visa levar alunos, professores e pais para um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural, capacitando-o para uma utilização sustentável dos bens e possibilitando uma maior compreensão do ambiente sociocultural e histórico no qual ele está inserido. Para aprofundar detalhes da história do Rio Grande do Sul, alunos dos 7ºs e 9°s anos realizaram no final de semana uma viagem de estudos para a cidade de Pelotas. Na oportunidade, acompanhados pelos professores Rogério Accorsi Machado, Ronise Isabel Dalpian Vargas e a vice-diretora Kelly Arioli, conheceram casarões de décadas passadas, museus, bibliotecas, entre outros locais.

“A educação patrimonial por meio do turismo é uma das melhores formas enriquecimento e de aprendizado, tanto para a comunidade receptora, quanto aos visitantes. Escolhemos Pelotas porque é uma das únicas cidades que atua na preservação de sua história, através da conservação de seu patrimônio arquitetônico, fazendo parte das diversas fases da construção e desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, disseram os profissionais da educação.

Conforme os professores, a comunidade precisa ter a consciência de que há necessidade urgente da preservação patrimonial para manter viva a história do lugar onde vivemos.