Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
09/10/2013 Sec. da Agricultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Agricultores são incentivados a proteger propriedade da tuberculose

Desde 2011 o Município de Guaporé, através da Secretaria de Agricultura fornece aos agricultores exames de tuberculose e brucelose, doença causada por bactérias do gênero Mycobacterium que ataca bovinos, bubalinos, suínos, aves, animais silvestres e o...

Desde 2011 o Município de Guaporé, através da Secretaria de Agricultura fornece aos agricultores exames de tuberculose e brucelose, doença causada por bactérias do gênero Mycobacterium que ataca bovinos, bubalinos, suínos, aves, animais silvestres e o ser humano.
\r\nDe acordo com o Secretário de Agricultura, Cleto Antônio Salvagni a principal forma de introdução da tuberculose em um rebanho é a aquisição de animais infectados. “A bactéria é eliminada por secreções nasais, fezes, urina e leite. Por isso é necessário que se faça o exame de tuberculose/brucelose antes de introduzir um animal de propriedade desconhecida no seu plantel”, explica.
\r\nCobrindo apenas ao custo dos materiais necessários para o exame, a Secretaria de Agricultura constatou a diminuição dos casos de animais infectados no município, conforme as análises efetuadas nos anos de 2011, 2012, até o mês de setembro de 2013.
\r\nNo ano de 2011, houve 1281 animais examinados, sendo que 20 estavam infectados. Em 2012, 1050 animais foram submetidos a análise, sendo que 19 foram diagnosticados com brucelose ou tuberculose. Já no ano de 2013, apenas 854 animais foram examinados e 14 estavam contaminados. Os animais contaminados foram encaminhados ao abate sanitário, sendo realizada a eliminação total das carcaças.
\r\nDe acordo com o Secretário, a queda no número de animais infectados acontece devido ao cuidado permanente do produtor. “A conscientização com os animais é fundamental”, salienta.
\r\nO agricultor Dílson Mateus Tremarin, recentemente recebeu o certificado de livre de tuberculose do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com isso o produtor garante a sanidade em tuberculose do seu rebanho e, além disso, recebe R$ 0,02 centavos de acréscimo por litro de leite da empresa que recebe o leite produzido da sua propriedade.
\r\nAgora a propriedade está em busca do certificado de livre de Brucelose, além desta, outra propriedade de nosso município está em processo de certificação de livre de Brucelose e Tuberculose.
\r\n\t
\r\nContágio e cuidados
\r\n
\r\nO ser humano adquire a doença pelo contato próximo com o animal tuberculoso, por meio da ingestão de leite e derivados crus oriundos de vacas infectadas. O risco é maior para crianças, idosos e pessoas com deficiência imunológica.
\r\nA pasteurização do leite (leite pasteurizado e queijo industrializado) ou a ultra pasteurização (leite de caixinha tetra pak) são suficientes para eliminar qualquer Mycobacterium presente no leite cru. Então vai a dica: prefira consumir leite e queijo que passam pelo processo de pasteurização ou ultra pasteurização (UHT) a consumir leite e queijo clandestino.
\r\nInfelizmente, ainda se encontram queijos provenientes do interior que não passam por processo de pasteurização, prática essa que é inadmissível nos dias de hoje.
\r\n
\r\n
\r\n
\r\nFoto/divulgação: Sec. Agricultura Guaporé
\r\nProdutor Dílson Mateus Tremarim recebe Certificado de Propriedade Livre de Tuberculose do Médico Veterinário da Secretaria Municipal da Agricultura
\r\n

Outras Notícias