Agricultores constroem silos para a armazenagem de grãos da propriedade
Obter um grão de boa qualidade, agregando valor ao produto, é uma das vantagens de construir uma estrutura de armazenagem própria. Em Guaporé, um silo secador construído recentemente na propriedade do agricultor Camilo Bortoncelo servirá para guardar ...
Obter um grão de boa qualidade, agregando valor ao produto, é uma das vantagens de construir uma estrutura de armazenagem própria. Em Guaporé, um silo secador construído recentemente na propriedade do agricultor Camilo Bortoncelo servirá para guardar 1,5 mil sacos de milho. Aos 84 anos, o agricultor acredita que é preciso continuar inovando.
\r\n
\r\nA secagem a ar forçado, realizada no modelo proposto pela Emater/RS-Ascar, seca o produto a baixa temperatura, evitando danos e mantendo a qualidade do grão colhido. Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, César Perin, o silo é dimensionado de forma que o agricultor possa secar toda a produção da safra ou o volume que pretende armazenar durante o ano. “É grande a expectativa por parte do produtor em ver o silo cheio, uma vez que os preços nesta safra são bons para a cultura do milho”, salienta.
\r\n
\r\n\"Ao armazenar o grão na propriedade, o agricultor economiza com transporte, pode aguardar pelo melhor momento para comercializar ou para consumir, além de obter um grão valorizado pelos moinhos, por produzir uma farinha de melhor qualidade\", observa o técnico da Emater/RS-Ascar, Tiago Oliveira Figueiredo.
\r\n
\r\nSegundo ele, a construção do silo é bastante simples, prática e de baixo custo. “O investimento na construção equivale a um valor entre R$ 15,00 e R$ 25,00 por saco armazenado, esclarece o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa.
\r\nEm Guaporé, já foram erguidos 12 silos, com capacidade total de armazenagem de 1.080 toneladas de grãos, e outros estão sendo planejados.
\r\n
\r\nOs agricultores que desejarem construir um silo secador podem procurar o escritório da Emater/RS-Ascar no seu município para a elaboração do projeto. A obra pode ser feita pelo próprio produtor ou por um pedreiro.
\r\n
\r\nPara o secretário da Agricultura, Cleto Salvagni, em Guaporé, assim como no restante do país, a armazenagem nas propriedades ainda é muito baixa.
\r\n
\r\n\"Podemos avançar mais nessa área. Temos todo interesse em concretizar esse trabalho. No nosso município, os agricultores interessados podem procurar a Secretaria da Agricultura para terraplanagens e outros serviços”, incentiva Salvagni.