12/09/2023 Gabinete do Prefeito

Administrações Municipais de Guaporé e Anta Gorda buscam alternativas para agilizar construção da ponte sobre o Rio Guaporé

Partes da estrutura, construída há mais de 70 anos, foram levadas pela força das águas. Não há passagem de veículos

Construída há mais de 70 anos, a ponte sobre o Rio Guaporé, na divisa entre os municípios de Anta Gorda e Guaporé, está complemente comprometida e não oferece mais condições de trafegabilidade para veículos leves e/ou pesados. Parte da estrutura foi levada pela força das águas que, nos municípios do Vale do Taquari, causaram destruição, dizimando famílias e gerando prejuízos incalculáveis.

Na tentativa de restabelecer a ligação entre as duas cidades, os prefeitos Valdir Carlos Fabris e Francisco David Frighetto, estiveram reunidos na segunda-feira, dia 11 de setembro, na prefeitura de Guaporé. Lá, acompanhados de Claudete Andrade, que integra o movimento Ponte Guaporé/Anta Gorda e há cinco anos luta pela construção de uma nova estrutura, debateram alternativas para reconstruir as partes danificadas. Porém, parte da estrutura da ponte, não apenas os cinco vãos, apresenta avarias.

“Junto com o prefeito Xico Frighetto discutimos a possibilidade de refazer as pranchas de concreto e colocá-las, mas, neste momento, sem uma vistoria técnica, é impossível. Os pilares e outras partes foram comprometidas. Se colocarmos, sem análise de um profissional da área, estaremos pondo em risco a vida de quem trafega pelo trecho. Infelizmente, a única alternativa viável é a que estamos buscando há anos: a construção de uma nova”, disse Fabris.

“O projeto da nova estrutura está pronto e tramitando no Governo Estadual. Vamos pressionar os responsáveis para que agilizem o processo de licitação e a ponte seja construída o quanto antes”, complementou o Chefe do Executivo Municipal.

Os prefeitos, segundo Fabris, se comprometeram a realizar uma vistoria técnica minuciosa. Se, um laudo avalizando for entregue por um engenheiro atestando que a estrutura apresenta condições, pranchas de concreto serão instaladas para a circulação de veículos leves.