11/09/2023 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Administração Municipal cancelou parcialmente os festejos da 34ª Semana Farroupilha

Shows musicais, dependendo disponibilidade dos artistas, poderão ser realizados no mês de dezembro quando Guaporé comemora 120 anos de história

Solidária e sensível à situação vivida pelas comunidades do Vale do Taquari atingidas pela enchente catastrófica, a Administração Municipal de Guaporé, através de comunicado oficial do prefeito Valdir Carlos Fabris e do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi, decidiu na manhã da segunda-feira, dia 11 de setembro, cancelou parcialmente a programação da 34ª Semana Farroupilha. Programado para acontecer entre os dias 14 e 24 de setembro, o evento mais tradicionalista do Rio Grande contaria com shows musicais de artistas de renome no estado e talentos locais, peças teatrais, recepção à Cavalgada da Amizade, missa crioula e muita festividade no acampamento farrapo.

Para o prefeito Fabris, o Município, assim como o seu povo, está focado em colaborar com as vítimas da enchente e, em virtude desse movimento humanitário, decidiu pela suspensão de toda a programação da Semana Farroupilha.

“Fomos um dos poucos municípios que decretou luto oficial. Nos sensibilizamos muito com o que aconteceu e, estudando com calma e sem tomar atitudes precipitadas, resolvemos cancelar parcialmente a Semana Farroupilha. Pensamos em adiar, mas seria difícil os artistas terem datas disponíveis em setembro. Então, há possibilidade de alguns shows acontecerem no aniversário de 120 de Guaporé no mês de dezembro”, afirmou o prefeito.

Fabris complementou:

“Demoramos um pouco para tomar a decisão porque são questões burocráticas e que envolvem contratos com artistas e prestadores de serviços. Peço que a comunidade guaporense entenda o nosso posicionamento”, disse.

A 34ª Semana Farroupilha, conforme Toldi, seria uma das maiores realizadas pela Administração Municipal ao longo da história. Dez dias de muitos shows e a cultura gaúcha em evidência. Porém, muitas famílias da região atingida pelas cheias perderam tudo o que construíram ao longo da vida, choram a perda de seus entes queridos e o momento exige respeito.

“Nos solidarizamos com as vítimas da tragédia no Vale do Taquari. Não há motivos para comemorarmos os festejos da Semana Farroupilha, mas sim, para continuarmos colaborando com aqueles que perderam tudo”, salientou Toldi.

Show solidário

Como forma de retribuir o carinho demonstrado pela comunidade para os atingidos, a Administração Municipal promoverá um show solidário. A estrutura que está montada no largo da praça Vespasiano Corrêa permanecerá até a sexta-feira, dia 22, quando, subirão ao palco a banda marcial da Escola Alexandre Bachi e o grupo Os 4 Gaudérios.

“É uma singela homenagem aos atingidos pela enchente. São dois shows que estarão lincados a uma grande campanha de solidariedade. É um marco representativo de respeito às vítimas e ao luto daqueles que perderam seus entes queridos. Desta forma pensamos a Semana Farroupilha. Não podíamos ser insensíveis de ter uma programação normal sabendo que nossos irmãos tanto precisam”, salientou Toldi, ressaltando que muitos shows previstos poderão ser realocados no mês de dezembro quando Guaporé comemora 120 anos de história.

Toldi lembra que o acampamento farrapo, programado para ser montado (cerca de 45 barracas) ao longo dos dias que antecedem a festividade, não fará parte da festividade solidária.