Ação, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, acontecerá no sábado, dia 9, das 9h às 15h, na praça Vespasiano Corrêa
A falta de informação, educação e conscientização para um futuro melhor, por vezes, são fatores determinantes para que muitas pessoas descartem, de forma irregular, itens eletrônicos no lixo comum. Não é o caso de Guaporé. Constantemente, a Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, informa e promove ações para que todos os resíduos sejam destinados corretamente. Entre elas, destaca-se a coleta de resíduos eletrônicos. Há tempos toneladas e mais toneladas de produtos/equipamentos altamente poluentes ao meio ambiente são entregues pela comunidade.
Porém, há muito mais para a destinação. E mais quatro coletas estão programadas, sendo a primeira no dia 9 de março, das 9h às 15h, na praça Vespasiano Corrêa. É o momento da comunidade, conforme destaca a secretária Monia Zampeze, fazer uma “varredura” nos equipamentos e acessórios estragados, obsoletos e que estão somente ocupando espaço nas residências, estabelecimentos comerciais ou empresas.
“Mais uma ação para que possamos destinar corretamente os eletrônicos, especialmente os equipamentos de informática, linha branca e telefonia. Ao longo dos anos, a comunidade guaporense atendeu ao chamamento e está cada vez mais consciente do papel que exerce para uma cidade melhor. Acreditamos no sucesso e na arrecadação recorde durante a coleta, visto a quantidade de pessoas que nos procuraram para saber quando retornaríamos”, disse Monia.
Em 2024, diferente do que aconteceu em anos anteriores, a Secretaria de Meio Ambiente, junto com os parceiros e colaboradores como o Grupo Escoteiros Nacê, NatuSomos e Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), optou pela coleta somente na área central. O ponto onde a comunidade pode entregar os resíduos eletrônicos será na praça Vespasiano Corrêa. O caminhão da empresa NatuSomos, que recolhe e destina corretamente o arrecadado, ficará estacionado nas proximidades da Igreja Matriz.
Além da coleta em 9 de março, estão programadas mais três etapas nos dias 8 de junho, 28 de setembro e 7 de dezembro. Informações podem ser obtidas pelos telefones (54) 3443-5987 ou (54) 3443-6372. Uma cidade sustentável separa, recicla e preserva!