11/01/2023 Sec. da Fazenda

Administração Municipal realizará audiência pública para apresentação de parceria público-privada

Município estuda implantação de uma “usina de energia fotovoltaica” para diminuição de despesas de energia elétrica

Pioneira em ações que promovam desenvolvimento e valorizem os munícipes, sempre com um olhar para o futuro, a Administração Municipal, através da Secretaria da Fazenda, estuda a implantação de uma “usina de energia fotovoltaica” para a diminuição da “conta de luz” de todos os prédios e iluminação pública de Guaporé. Para que o projeto se concretize uma parceria público-privada deverá sair do papel. Com objetivo de apresentar a documentação técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como os procedimentos para a realização da licitação na modalidade Concorrência Pública, uma audiência pública será realizada na terça-feira, dia 17 de janeiro, às 19h30min, no auditório da Casa da Cultura.

O estudo, pioneiro para a instalação entre os Poderes Públicos do Rio Grande do Sul, foi elaborado e entregue pelo Instituto Brasileiro de Gerenciamento e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (IGDS) ao prefeito Valdir Carlos Fabris e ao secretário da Fazenda Eduardo Adriano De Rocco. As autoridades municipais estiveram reunidas, no gabinete do Prefeito, com o responsável técnico da IGDS em solo gaúcho, Paulo Roberto da Rosa.

“Nosso objetivo é transferir o investimento da aquisição, manutenção e gestão das placas fotovoltaicas à iniciativa privada para que possamos produzir energia limpa, assim como muitas empresas e pessoas físicas estão fazendo em suas residências. Para que isso ocorra de forma transparente, um estudo foi elaborado pelo Instituto e esse será apresentado em audiência pública para a comunidade. Todos estão convidados a se fazerem presentes”, disse o secretário.

Na audiência pública, ressaltou o secretário De Rocco, será detalhada a minuta do edital de licitação e abordados os estudos acerca do tema.

“É um espaço para a comunidade se manifestar, apresentando sugestões, críticas e questões sobre a implantação de uma usina de energia fotovoltaica para o benefício de todos os munícipes”, salientou.

Todas as informações sobre o assunto poderão ser obtidas no site da Prefeitura de Guaporé através do www.guapore.rs.gov.br no Portal da Transparência.