06/05/2022 Sec. da Agricultura

Administração Municipal realiza o Programa Interior Integrado – A Prefeitura na sua Comunidade

Servidores das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, levam informações e ouvem os anseios dos produtores rurais

A Administração Municipal, através das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, valoriza um dos mais importantes setores econômicos. É o trabalho diário do homem do campo, em especial dos agricultores familiares, que leva 70% dos alimentos à mesa da população. São os produtores rurais que, faça sol ou faça chuva, estão preocupados com as o plantio, cultivo e a colheita das mais diversificadas culturas e trato dos animais.

Para ouvir os anseios e continuar contribuindo com o desenvolvimento do setor primário, o projeto, intitulado “Programa Interior Integrado – A Prefeitura na sua Comunidade”, está levando importantes informações sobre as atividades e serviços prestados pelo Poder Público em benefício dos guaporenses. Com cronograma definido, os secretários Edelvan Balbinotti (Agricultura), Ronaldo Invernizzi (Saúde) e Monia Zampeze (Meio Ambiente), além de servidores do Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental, vão às comunidades interioranas e destacam a situação da dengue, Covid-19, recolhimento correto de resíduos, limpeza de reservatórios, licenciamentos ambientais, asfaltamento no interior, alargamento e manutenção das estradas vicinais, programas “Horas Máquina” e “Colono Solidário”, entre outros. Duas atividades, nas comunidades Félix da Cunha e Linha 8ª Santo Antônio/São José, foram realizadas. No lançamento, o prefeito Valdir Carlos Fabris e o vice-prefeito Adalberto Bastian, prestigiaram.

“É uma forma de levarmos ao conhecimento dos agricultores as ações que realizamos em benefício de toda a população, mais especificamente para o setor primário. Não só explicamos o que a Administração Municipal está executando, como também estamos abertos a ouvi-los em suas necessidades. Cada comunidade tem uma realidade diferente, até pelas características do município. Então, é importante essa troca de experiências. A participação está dentro do que prevíamos”, disseram os secretários Balbinotti, Invernizzi e Monia.

A nova engenheira agrônoma da Emater/Ascar-RS, Melissa Boch, acompanha as atividades do “Programa Interior Integrado” com objetivo de conhecer as mais de 30 comunidades e a realidade das centenas de propriedades rurais.

Confraternização

Ao término da apresentação e troca de experiências entre Poder Público, Emater/Ascar-RS, instituições financeiras e agricultores, uma confraternização é realizada com café, biscoito, bolacha, pinhão, salame, queijo e demais delícias do campo.