Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
08/06/2021 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Administração Municipal publica novo decreto com restrições

Entre as medidas, alinhadas com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), estão o isolamento de áreas públicas de lazer e a proibição de eventos festivos

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, juntamente com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), está preocupada com o gradativo crescimento no número de casos de coronavírus (Covid-19) registrados ao longo do mês de maio. O alerta está ligado e os dados são parecidos com março quando o Governo Gaúcho colocou o território em bandeira preta, área de altíssimo contágio.

Em consonância com o novo modelo de Distanciamento Controlado, que leva em conta os três AAA – Aviso, Alerta e Ação, a Administração Municipal, alinhando ao decreto Estadual e aos demais municípios da macrorregião que fazem parte da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), publicou na sexta-feira, dia 4 de junho, novas medidas restritivas para conter o avanço. O Decreto n.º 6.615/2021 - altera o artigo 2º do decreto 6610/2021, de 24 de maio e estabelece medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública.

Entre as mudanças, destacam-se: alteração do horário estabelecido para o atendimento presencial de restaurantes, bares, pubs, lancherias e congêneres. O novo atendimento poderá ser realizado das 5 horas até 22 horas, ficando ainda determinado o fechamento do estabelecimento até as 23h59min. A taxa de ocupação máxima de 25% do previsto no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), não podendo ultrapassar o teto máximo de 70 pessoas, segue em vigor; Fica vedada música ao vivo em estabelecimentos fechados ou abertos; Fica determinado o isolamento de áreas públicas de lazer, com fechamento de praças e afins; Ficam proibidos eventos festivos, ficando permitidos somente eventos corporativos, com no máximo de 100 pessoas, mediante apresentação, obrigatória, de Plano de Contingenciamento junto ao Setor de Vigilância Sanitária do Município.

“Em virtude do aumento nos casos de Covid-19 o município de Guaporé, juntamente com os outros 48 da região, recebeu o alerta do Governo Estadual para agir, ou seja, no Sistema 3As de monitoramento estamos na ‘Ação’. Pedimos que a comunidade continue colaborando. Se cada um fizer a sua parte vamos dar mais um passo para vencer a batalha contra a Covid-19. A Administração Municipal não tem medido esforços para que possamos enfrentar mais esse momento difícil na pandemia”, disse o secretário Geral de Governo e chefe do COE, Odacir Toldi.

Na macrorregião da Serra Gaúcha, sob coordenação da AMESNE, foram contabilizados 137.942 casos da doença. 2.529 pessoas morreram em decorrência da Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 97,9%. Dos 378 disponíveis, 370 estão ocupados e oito livres.

 

Adote os protocolos

É importante que a comunidade continue adotando os protocolos sanitários para o enfrentamento à Covid-19. Em qualquer lugar é importante e obrigatório o uso de máscara, a manutenção no distanciamento pessoal, a ventilação dos ambientes para renovação do ar e a limpeza das mãos e superfícies com álcool 70%, água e sabão ou similares.

Outras Notícias