22/02/2024 Sec. da Saúde

Administração Municipal prepara estratégias para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue em Guaporé

Mutirão de Limpeza, em áreas específicas, deverá ser realizado em março, assim como ações de conscientização e educação dos munícipes

Com o crescente número de casos registrados de dengue no Rio Grande do Sul, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde – setor de Vigilância Sanitária e Ambiental, está elaborando estratégias para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença em Guaporé. O Aedes Aegypti é vetor também da zika, chikungunya e febre amarela. Um encontro no Centro Municipal de Saúde, realizado na tarde da segunda-feira, dia 19 de fevereiro, reuniu os secretários Ronaldo Invernizzi (Saúde) e Fabiano Farina (Obras e Viação), além da Fiscal para Ações em Saúde Vanessa Foppa, médico veterinário Rafael Schane, fiscal sanitário Laércio Zanchan, coordenador da Defesa Civil Municipal (COMPDEC) Rafael Pissetti e o assessor de obras Juarez Sgarbossa.

Entre os assuntos debatidos, destacam-se ações de conscientização e educação dos munícipes quanto à importância de eliminar os focos do mosquito para reduzir a sua circulação. Folders e cards estão sendo elaborados para massificar a informação, bem como, um “Mutirão de Limpeza”, em áreas específicas, está em processo de análise. A atividade deverá acontecer na primeira quinzena do mês de março, com o envolvimento efetivo dos agentes de saúde que terão a missão de mobilizar as famílias para que destinem corretamente os resíduos e efetue a limpeza dos terrenos.

“É necessário uma mobilização total da comunidade para eliminarmos os focos possíveis de proliferação do mosquito transmissor. O Poder Público está buscando alternativas e uma delas, além do disparo de informações nas redes sociais e distribuição de folders explicativos, é o ‘Mutirão de Limpeza’. Porém, só isso não mudará a realidade. Precisamos da ajuda de todos. Se cada um fizer a sua parte, evitaremos uma maior circulação do mosquito, bem como sua proliferação”, disseram.

Nos próximos dias as autoridades deverão divulgar o roteiro de recolhimento dos resíduos dentro do “Mutirão de Limpeza” e as demais ações de conscientização e educação da população.