22/11/2019 Sec. do Meio Ambiente

Administração Municipal investe na preservação do meio ambiente

Comunidade guaporense é parceira nas iniciativas que fazem a cidade ficar cada vez mais bem cuidada

A conscientização da comunidade guaporenses quanto à importância da preservação do meio ambiente é um dos principais pontos que estão sendo trabalhados pela Administração Municipal desde janeiro de 2017. A Secretaria de Meio Ambiente não mede esforços para colocar em prática projetos que venham ao encontro da melhoria na qualidade de vida. Estes destacam-se e deixam a cidade mais bem cuidada.

Além eficiência no recolhimento de resíduos secos e orgânicos gerados no dia a dia pelos munícipes – são recolhidas cerca de 20 toneladas/dia, foram colocadas em prática campanhas para o descarte correto de produtos eletroeletrônicos e de volumosos. Foram mais de 110 toneladas de materiais entregues pela comunidade que receberam destinação adequada, sem agredir o meio ambiente.

De 2017 para cá, a Administração Municipal investiu também na aquisição de contêineres para que a comunidade, em especial os estabelecimentos comerciais, possam depositar corretamente os resíduos, facilitando o recolhimento e deixando a cidade mais limpa. Das 50 unidades locadas, Guaporé contabiliza atualmente 74 unidades espalhadas pelas vias urbanas e mais 40 devem ser instaladas até o final de 2019. Todas elas adquiridas com recursos próprios, o que gera economia aos cofres públicos.

Outra ação que resulta em benefícios ao meio ambiente e, consequentemente aos munícipes, é o recolhimento de resíduos eletrônicos. São centenas de produtos altamente poluentes que, ao invés de serem “jogados” no lixo comum ou em locais impróprios, são descartados pela comunidade corretamente. Em 2019 foram entregues, durante as quatro edições, cerca de 31,5 toneladas.

“A comunidade guaporense é sabedora da importância do descarte correto dos resíduos, sejam eles secos, orgânicos, volumosos e eletrônicos. Buscamos, ao longo do tempo, conscientizá-la. Ainda registramos alguns problemas com lixo depositado de forma irregular, mas são poucos. Melhoramos muito e acredito que, se cada um fizer a sua parte, vamos ter cada vez mais qualidade de vida em Guaporé”, disse a secretária Monia Zampeze.

O recolhimento dos volumosos, conforme destaca Monia, com duas rotas mensais e pré-definidas do programa Eco Móvel, com agendamento através do telefone (54) 3443.5987, é um sucesso. Colocado em prática em 2019, contabilizou 11 contêineres de 35m3 de resíduos descartados corretamente, que totalizam 83 toneladas. O Eco Ponto, que está à disposição da comunidade às segundas-feiras à tarde no Parque de Máquinas, é outro espaço apropriado para que a comunidade possa entregar sofás, armários, cadeiras, mesas, colchões, cama, sobras de madeira, fogões, geladores, máquinas de lavar, entre outros materiais.

“Com todas essas opções de descarte, não podemos mais admitir de ver ainda lixo jogado em terrenos baldios, em vias públicas e estradas vicinais. Uma cidade limpa é um direito seu e um dever de todos. Que cada um possa fazer a sua parte para uma Guaporé mais bem cuidada a cada dia”, complementa a secretária.