05/06/2024 Sec. de Educação

Administração Municipal implementa o Laboratório de Aprendizagem nas escolas de ensino fundamental

Objetivo é possibilitar e construir condições favoráveis para que os estudantes com deficiência e transtornos possam garantir o direito à aprendizagem e à equidade

Com o crescente número de matrículas ao longo dos últimos anos na Rede Pública Municipal de Ensino, especialmente de alunos que apresentam alguma deficiência e/ou transtorno, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, vem organizando da melhor forma possível os processos inclusivos específicos. Na caminhada, identificou-se diversos estudantes em alfabetização e que apresentaram dificuldades e defasagens de aprendizagens na leitura, escrita, interpretação, produção de textos e frases, noções básicas das quatro operações, bem como, a compreensão da linguagem da matemática e da álgebra.

Para melhorar o aprendizado, a Secretaria de Educação implementou o Laboratório de Aprendizagem que visa possibilitar e construir condições favoráveis, para que o estudante possa resgatar as lacunas que ainda não foram desenvolvidas, bem como a alfabetização, letramento, raciocínio lógico, matemático, funções executivas, freio inibitório, áreas cognitivas, psicomotora e socioafetiva e autonomia, garantindo assim o direito à aprendizagem e à equidade, com recursos e estratégias diferenciadas daquelas de sala de aula regular.

“Frente a este diagnóstico observamos a necessidade de formação específica para os profissionais atuantes no Laboratório de Aprendizagem, a qual foi aberta para todo professor da rede que quisesse fazê-la”, disse a secretária Veridiana Maria Tonini.

A formação, segundo Veridiana, está acontecendo desde a metade do mês de abril e o encerramento está previsto para o dia 18 de junho. As atividades são ministradas por profissionais da empresa Incluir, a qual possui vasta experiência em educação especial. Os temas abordados são: A importância do lúdico na construção do aprendizado; O que é o laboratório de aprendizagem – LA? Para quem serve?; Como o cérebro aprende?; Protocolos de registro no laboratório de aprendizagem – LA; Transtornos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem; Avaliação diagnóstica pedagógica – protocolos de rastreio; Intervenções psicopedagógicas para o Laboratório de aprendizagem – LA; Intervenções pedagógicas para o desenvolvimento das habilidades da matemática e Intervenções pedagógicas para o desenvolvimento da linguagem.