Decreto, em consonância com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), estabelece cinco ações para conter o avanço da doença
O avanço de casos confirmados de coronavírus (Covid-19), bem como o aumento significativo de pacientes que necessitam de atendimento hospitalar em decorrência das complicações causadas pela doença em leitos de UTI na macrorregião da Serra Gaúcha, obrigou o Governo Estadual, através do novo modelo de Distanciamento Controlado – Sistema 3As (Aviso, Alerta e Ação), a emitir um comunicado para que os 49 municípios tomem medidas concretas para evitar a propagação do vírus. Em consonância com a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), a Administração Municipal adotará cinco ações.
O Plano de Ação Regional destaca:
É importante o preenchimento dos termos de responsabilidade. Estes estão à disposição através do endereço eletrônico https://guapore.rs.gov.br/coronavirus na aba “Termo de Responsabilidade Sanitária”.
Medidas restritivas
A quinta ação, adotada há mais de uma semana em Guaporé, diz respeito às medidas restritivas e obrigatórias. Entre elas, o isolamento o das áreas públicas de lazer com fechamento de praças e brinquedos, entrada permitida nos restaurantes até as 22h e fechamento do estabelecimento até as 23h59min e, bares, pubs, lancherias e congêneres, fechamento até as 22 horas, vedação de música ao vivo, proibição de eventos festivos, ficando permitidos somente eventos corporativos, com no máximo de 100 pessoas e eventos esportivos federados, sem público, ambos com apresentação de protocolos sanitários junto ao Setor de Vigilância Sanitária.