25/01/2023 Sec. da Agricultura

Administração Municipal é contemplada com pá carregadeira pelo Governo Estadual

Máquina foi uma conquista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) em conjunto com a Secretaria da Agricultura

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul (GOV/RS) entregou na manhã da terça-feira, dia 24 de janeiro, 203 máquinas e equipamentos adquiridos (motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, retroescavadeiras, ensiladeiras, plantadeiras, roçadeiras e carretas agrícolas) com recursos da bancada federal e 18 máquinas adquiridas com recursos dos cofres públicos por meio do Avançar para 129 municípios gaúchos. Foram investidos, para auxiliar nas ações de combate à estiagem e na recuperação/manutenção das estradas vicinais, mais de R$ 73,4 milhões. A entrega foi realizada pelo governador Eduardo Leite.

A Administração Municipal, através do empenho da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e dos servidores da Secretaria da Agricultura, foi contemplada com uma pá carregadeira. Para o recebimento da máquina, que reforçará a estrutura viária do Parque de Máquinas, estiveram no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o vice-prefeito Adalberto Bastian, o secretário da Agricultura Edelvan Balbinotti e o presidente do STR Fernando Marcolin.

“É uma luta do movimento sindical e, com apoio do deputado Heitor Schuch que foi o responsável pela intermediação dos recursos federais, conseguimos entregar ao nosso agricultor mais uma máquina que será utilizada para o melhoramento das estradas e o trabalho necessário para o desenvolvimento do setor primário”, disse Marcolin.

A pá carregadeira, avaliada em aproximadamente R$ 700 mil, fará parte do maquinário da Secretaria da Agricultura. Balbinotti salienta que o equipamento é de suma importância para a demanda diária de atividades requeridas pelos produtores.

“É sempre importante investir em maquinário novo. Renovamos a frota ao longo dos últimos seis anos e quem ganha são os agricultores. Estamos felizes com a parceria e só temos que agradecer ao presidente do Sindicato Fernando e ao deputado Heitor que colaboraram com a doação de mais uma máquina para Guaporé”, destacou o secretário citando que quatro novas retroescavadeiras foram adquiridas ao longo dos últimos dois anos.

Na solenidade, além do governador Leite, participaram os secretários de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes, e o adjunto de Obras Públicas, Ricardo Todeschini.