14/03/2023 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Administração Municipal conclui obra de iluminação do acesso ao Monumento do Cristo Redentor

64 postes de energia com luminárias LED foram instalados no trecho de aproximadamente três quilômetros até o topo do morro do Gallon

Com 13 metros de altura e ostentado por um pedestal de 7,20m, o Monumento do Cristo Redentor é um dos mais belos cartões postais de Guaporé. No topo do morro do Gallon, a construção se deu na década de 60. Imponente, a imagem é ponto de visitação dos moradores da “Capital da Hospitalidade” e de turistas que contemplam a belíssima paisagem. Para tornar o lugar ainda mais agradável, a Administração Municipal investe na revitalização da área no entorno e do acesso.

Atividades de infraestrutura na construção dos banheiros públicos e uma base para a instalação de um espaço de conveniência (cafeteria), ao lado do monumento, estão conclusas. Outras obras como, por exemplo, o mirante em estrutura de vidro, estão em fase de projeto. Como forma de proporcionar maior segurança para a chegada no admirável ponto turístico, o Poder Público investiu mais de R$ 100 mil na aquisição, montagem e instalação de 64 postes de energia com luminárias de LED com 120W de potência. Estes foram colocados ao longo da estrada, em trecho de aproximadamente três quilômetros.

“A iluminação do trajeto até o monumento do Cristo e no seu entorno recebeu investimentos dos cofres públicos. Nos orgulhamos em poder dar mais um passo dentro do projeto de revitalização. Nosso objetivo é fomentar cada vez mais o turismo e, quanto mais recursos forem alocados, mais aprazível ficará o espaço que contempla uma vista panorâmica impressionante da cidade e da região”, comentou o secretário Gerson Bedin, de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

As melhorias no projeto de “Revitalização do Cristo Redentor” foram iniciadas em 2021, conforme o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Odacir Toldi. Mudas de árvores foram plantadas e lixeiras foram colocadas nas margens da via de acesso.

“É um projeto amplo, que proporcionará um espaço mais belo e seguro para todos os visitantes. Investimentos em infraestrutura que não irão parar por aqui. Temos muito a fazer para deixar um dos mais belos cartões postais do município ainda melhor. Essa é uma das formas de valorização e potencialização do turismo religioso, já que temos anualmente a Via-Sacra e muitas pessoas no dia a dia deslocam-se para rezar e agradecer as graças alcançadas”, afirmou.

Para o prefeito Valdir Fabris, o munícipe merece um ponto turístico condizente com a realidade vivida na “Capital da Hospitalidade”. A Administração Municipal não medirá esforços para valorizar cada vez mais o cidadão guaporense e melhorar as condições para os visitantes.

“Estamos investindo porque acreditamos em um futuro promissor da “indústria sem chaminé” na região. O turismo cresce a passos largos e acompanhamos essa escalada. Temos muitos atrativos e queremos que os visitantes se encantem cada vez mais com a nossa hospitaleira cidade. Guaporé das largas e floridas avenidas, do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, do majestoso Cristo Redentor, da belíssima Igreja Matriz, das grutas, de tantos outros locais e de seu povo trabalhador e empreendedor”, afirmou Fabris.