Foram colocadas 11 luminárias em um trecho de aproximadamente 300 metros. Investimento, dos cofres do Município, ficou em R$ 63,4 mil
Com objetivo de melhorar a visibilidade e proporcionar maior segurança para os acadêmicos e condutores que trafegam pela rodovia ERS-129 no trecho de entrada para o Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Guaporé, a Administração Municipal concluiu a instalação dos postes e das luminárias de energia elétrica na altura do Km 118. O investimento, com recursos dos cofres do Município, atende uma demanda da direção, funcionários e estudantes da instituição de ensino superior.
O investimento ficou em R$ 63,4 mil para colocação de 11 postes metálicos com luminárias de alta eficiência LED 150 W – fluxo luminoso mínimo de 16.500 lumens. Para o secretário de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Gerson Bedin, iluminar o trecho, que registra grande movimentação em períodos específicos de entrada e saída de veículos do Campus, é de fundamental importância para evitar que acidentes possam ser registrados.
“Ao natural, a ERS-129 registra um grande fluxo de veículos diariamente e, especificamente neste local, temos o agravante do entra e sai daqueles que desenvolvem suas atividades no Campus UCS Guaporé. Com maior luminosidade, os condutores terão ampla visibilidade e ficará melhor a trafegabilidade. Essa é mais ação do Governo Fabris e Bastian para os cidadãos”, disse Bedin.
O diretor do Campus, Francisco Salvagni, afirmou que iluminação pública em frente à UCS Guaporé é uma demanda não só dos alunos e integrantes da UCS, como também um grande benefício para todos os usuários da ERS-129.
“Em nosso acesso, há muita movimentação, principalmente à noite, e a falta de luminosidade sempre nos deixou preocupados e apreensivos. A iluminação trará segurança, melhor trafegabilidade e mais beleza. Com certeza todos nós ganhamos com ações como esta. A UCS agradece ao Poder Público pela sensibilidade em atender nossa reivindicação”, agradeceu Salvagni.
Nos próximos dias, destacou o secretário Bedin, a instalação dos cabos de energia elétrica deverá ser conclusa e as luminárias serão ligadas. Todo o serviço está a cargo da empresa Paulo Adalberto Fucks da Veiga Junior Ltda, vencedora da Concorrência Pública 01/2023.