28/02/2023

Administração Municipal assina ordem de serviço para dois quilômetros de asfalto na Linha Quinta

Obra, com execução da empresa Concresul Engenharia Ltda, receberá investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões do Governo Estadual e recursos dos cofres do Município

Em ato simbólico, mas marcado pela emoção e a satisfação de ver uma antiga reivindicação sair do papel, agricultores, proprietários de áreas rurais e empresários da Linha Quinta – entre as Comunidades Pinheiro Machado até a Sagrado Coração de Jesus, marcaram presença na noite da segunda-feira, dia 27 de fevereiro, nas dependências da família Chitolina para acompanhar a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da estrada vicinal. O evento, organizado pela Administração Municipal, marcou mais uma etapa do tão sonhado asfalto e contou com o prefeito Valdir Carlos Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, secretários e servidores da municipalidade, lideranças políticas e um representante da empresa Concresul Engenharia Ltda.

A obra da infraestrutura rodoviária, para o melhor escoamento da produção primária, recebimento de insumos e implantação de novas indústrias, terá cerca de dois quilômetros de extensão por sete metros de largura (padrão DNIT) e contará com investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões. Os recursos sairão dos cofres do Governo Estadual e do Município. A pavimentação em Concreto Betuminoso à Quente (CBUQ-Pavimentação Asfáltica) faz parte do Programa Pavimenta, em convênio assinado junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). A empresa Concresul será a responsável pela terraplanagem, drenagem, micro-drenagem, pavimentação, sinalização e acessibilidade.

O empresário Andresio Gabiatti, que representa os moradores e empreendedores beneficiados pela obra, afirmou que todos estão muito satisfeitos com o início dos trabalhos de pavimentação asfáltica na Linha Quinta e que o sonho começa a se tornar realidade.

“É uma obra muito importante para a comunidade. Além dos agricultores, proprietários de terras e empresários ao longo do trajeto, a estrada liga à cidade de Arvorezinha. Muitos, quando começamos a nos reunir, não acreditavam que sairia do papel. Não desistimos. Agradecemos á Administração Municipal e a todos que colaboraram com a realização deste sonho”, disse Gabiatti.

O secretário da Agricultura Edelvan Balbinotti, afirmou que este é mais um passo que o Governo Fabris e Bastian está dando para melhorar as vias do interior e proporcionar melhores condições para as famílias agricultoras.

“Guaporé demorou 120 anos para ter um plano de asfaltamento das estradas vicinais e agora estamos em processo de execução das obras no interior. É uma satisfação para nós, que vivemos e conhecemos a realidade do homem do campo, ver essa antiga reivindicação se tornar realidade”, destacou

As obras na Linha Quinta deverão ser conclusas em um prazo de 60 dias. Enquanto as atividades de infraestrutura viária são executadas pela empresa Concresul, a Administração Municipal dá sequência ao projeto de pavimentação das estradas vicinais. A expectativa é que nos próximos meses obras estejam sendo realizadas nas comunidades da Linha Oitava – Capelas Santo Antônio e São Carlos, Linha Três de Maio (Brítola), Linha Félix da Cunha e acesso para o município de Anta Gorda (Capela São Carlos - Usina).

“Além destas obras viárias que estão em fase de projeto e/ou licitação e sairão do papel, nos próximos dias estaremos entregando oficialmente a conclusão da pavimentação de 1.060 metros na Linha Segunda – Comunidade São Pedro. Estamos oportunizando, além de segurança na trafegabilidade e escoamento na produção primária, qualidade de vida à população que reside às margens destes trechos”, disse o secretário Gerson Bedin, de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

Para o prefeito Fabris, o momento para o Poder Público e moradores da Linha Quinta é histórico e faz parte de um grande projeto de valorização dos agricultores.

“Obra de fundamental importância para o desenvolvimento e crescimento da comunidade. Temos empresas, produtores rurais e muitas propriedades ao longo do trajeto. Serão dois quilômetros e um investimento que chega a quase R$ 4 milhões. É mais um passo que estamos dando dentro do que nos comprometemos com os munícipes. Isso é valorizar as pessoas e pensar no futuro. Em 120 anos de história, nenhum Governo se preocupou tanto com o homem do campo. Nós sabemos da importância de cada um e estamos do lado deles”, afirmou o Chefe do Executivo.