24/10/2024 Gabinete do Prefeito

Administração Municipal assina contrato para construção da ponte entre Guaporé e Anta Gorda

Obra, prevista para ser entregue até abril de 2025, será executada pela empresa Eco Pontes – Sistemas Estruturais Sustentáveis Ltda

Passados anos de luta e muitas etapas burocráticas vencidas junto aos Governos Federal e Estadual, as Administrações Municipais de Guaporé e Anta Gorda, representadas pelos prefeitos Valdir Carlos Fabris e Xico Friguetto, assinaram na manhã da quinta-feira, dia 24 de outubro, o contrato para a elaboração do projeto executivo de engenharia e construção da ponte que voltará a ligar os dois municípios. A obra, de mão única com 90 metros de comprimento em concreto armado e metálica, será executada pela empresa Eco Pontes – Sistemas Estruturais Sustentáveis Ltda e demandará investimentos na ordem de R$ 6,1 milhões.

No ato da assinatura, estiveram presentes o diretor comercial Fernando Húngaro e o representante Jacir Link da Eco Pontes, o vice-prefeito Adalberto Bastian, o secretário de Coordenação e Planejamento Gabriel Vian, e Claudete Andrade, que foi incansável e batalhou junto aos governantes para que a obra acontecesse. O prefeito Fabris salientou que a ponte, a partir de agora, começará a sair do papel e o sonho, em breve, se tornará realidade.

“É um momento histórico. Estou muito feliz porque quem ganha é a região, não é só Guaporé e Anta Gorda. Um processo demorado, sim. Gostaria de ter inaugurado dentro do meu Governo, mas infelizmente não será possível. Porém, a obra está confirmada e será executada”, afirmou Fabris, destacando que parte do recurso será de investimentos dos Poderes Executivos (R$ 1,1 milhão cada Prefeitura) e R$ 3,9 milhões foram destinados pelo Governo Federal.

“Finalmente, como disse o prefeito Fabris, estamos dando início ao processo de progresso e desenvolvimento das regiões Nordeste e Alto do Taquari. É uma obra que há tempos vem sendo pensada e agora passa a ser idealizada. Para nós, é uma alegria e satisfação”, disse o prefeito Xico, afirmando que a Eco Pontes é uma empresa séria e reconhecida no Brasil.

Fernando, da Eco Pontes, afirmou que a empresa tem conhecimento e habilidade nesse modelo de construção.

“Nosso objetivo é executá-la dentro do prazo de quatro meses. Agora vamos ajustar os projetos executivos e iniciaremos as obras no mês de novembro. É certo que enfrentaremos algumas dificuldades com as condições climáticas, mas nada que impedirá a entrega da obra no começo de abril. Para nós, é um prazer enorme dada a seriedade e luta das pessoas envolvidas, bem como o que a ponte representa para a comunidade regional”, disse Fernando.

A expectativa é que a inauguração aconteça no primeiro semestre do ano que vem.