05/08/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Administração Municipal apresenta o projeto “Arborização e Sustentabilidade no Caminho do Cristo Redentor”

Cerca de 400 mudas de árvores serão plantadas em trecho de aproximadamente dois quilômetros. Lixeiras e placas informativas e educativas serão instaladas

A Administração Municipal, com iniciativa da secretaria de Turismo, buscando viabilidade com a legislação e participação de outras pastas, apresenta para a comunidade o projeto “Arborização e Sustentabilidade no Caminho do Cristo Redentor”. O objetivo é preservar, melhorar, recuperar e proporcionar mais qualidade ambiental em trecho de aproximadamente dois quilômetros, até a estátua do Cristo Redentor – um dos cartões postais mais visitados de Guaporé. Para o trajeto estão previstos o plantio de aproximadamente 400 árvores, instalação de mais de 12 lixeiras e diversas placas educativas.

A proposta, que passou de forma unânime pela Câmara Municipal de Vereadores, contará com o patrocínio do Sicredi Região dos Vales. A Cooperativa de Crédito, com duas agências e forte atuação em ações na comunidade, investirá na aquisição de 360 mudas de Extremosa (Lagerstroemia indica), 20 mudas de Ipês amarelos (Handroanthus chrysotrichus) e 10 mudas de Manacá da Serra (Tibouchina sellowiana). O plantio ficará a cargo dos servidores municipais.

A arborização, conforme a secretária de Meio Ambiente Monia Zampeze, acompanha o crescimento de turistas e de moradores de Guaporé que deslocam-se para contemplar as belas paisagens proporcionadas do alto do “Morro do Galon”.

“O plantio de árvores é um elemento fundamental ao planejamento de cidades sustentáveis, especialmente por possuir funções importantíssimas, como, por exemplo, purificar o ar, diminuir os impactos da poluição sonora, além de constituir fator estético e paisagístico, diminui o impacto das chuvas, contribuindo para o balanço hídrico e valorizando a qualidade de vida local”, disse.

Conforme o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Odacir Toldi, a Administração Municipal não tem medido esforços e investimentos no setor turístico. A proposta, de turismo ecológico e de conscientização ambiental, tem como principal objetivo proporcionar uma experiência sustentável para todos aqueles que se deslocam pelo caminho do Cristo Redentor.

“É um trajeto encantador e repleto de muita fé. Sabemos que o monumento do Cristo é um dos mais visitados e o mais belo ponto turístico de Guaporé. Nós, como gestores municipais, estamos constantemente investindo no turismo, para que tenhamos sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e que todas essas formas sejam harmoniosas”.

Segundo o secretário, o plantio das árvores e a instalação das lixeiras e placas educativas acontecerá no sábado, dia 7 de agosto.