Abertas inscrições para o curso Boas Práticas nos Serviços de Alimentação
Estão abertas as inscrições para o curso Boas Práticas nos Serviços de Alimentação, que visa capacitar profissionais de empresas que atuam no setor de serviços de alimentação para: a aplicação das boas práticas nos processos de manipulação e produção ...
Estão abertas as inscrições para o curso Boas Práticas nos Serviços de Alimentação, que visa capacitar profissionais de empresas que atuam no setor de serviços de alimentação para: a aplicação das boas práticas nos processos de manipulação e produção de alimentos seguros; a compreensão dos benefícios e das vantagens da implantação de processos de manipulação e produção de alimentos seguros; a especificação da função dos colaboradores internos; a aplicação das boas práticas nos procedimentos operacionais; a identificação da legislação pertinente ao setor e das novas exigências legais, bem como suas aplicações; a operação de medidas preventivas e de controle para os perigos encontrados nos alimentos e o desenvolvimento de atitudes coerentes diante de ocorrências relacionadas com a saúde. O curso tem carga horária de 16 horas, e pode ser realizado pelos funcionários de restaurantes, cantinas, bares, lanchonetes, entre outros, ou por responsáveis desses estabelecimentos para capacitação dos funcionários. Donas de casa, empregados domésticos, cuidadores também podem melhorar suas práticas domésticas de preparo e armazenamento de alimentos realizando esse treinamento.
\r\nCertificação é obrigatória
\r\n
\r\nO Departamento de Vigilância Sanitária informa que o Certificado do Curso de Boas Práticas nos Serviços de Alimentação é um documento obrigatório para o licenciamento de Serviços de Alimentação. Segundo a portaria 78/2009, que aprova a Lista de Verificação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Normas para Cursos de Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação e dá outras providências, o responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser comprovadamente submetido a curso de capacitação, abordando, no mínimo, os seguintes temas: Contaminantes alimentares; Doenças transmitidas por alimentos; Manipulação higiênica dos alimentos e Boas Práticas.
\r\nÉ importante ressaltar que Renovação de Alvará da Vigilância Sanitária é anual, e o requerimento de renovação deve ser protocolado diretamente no Departamento de Vigilância Sanitária, localizado na Avenida Agilberto Maia Nº 227, 2º andar, com a apresentação dos seguintes documentos:
\r\n
\r\n1.\t Requerimento padrão do município
\r\n2.\t Cópia do RG e CPF do Responsável Legal
\r\n3.\t Cópia do CNPJ
\r\n4.\tCópia do Contrato Social
\r\n5.\t Cópia do Certificado de Controle de Pragas (desinsetização e desratização)
\r\n6.\tCópia do Certificado de limpeza do reservatório de água
\r\n7.\t Cópia do PPCI
\r\n8.\t Cópia comprovante de capacitação em Boas Práticas, conforme RDC 216/04 e Portaria 78/09
\r\n
\r\n
\r\nPara fazer o curso
\r\n
\r\nO curso acontecerá nos dias 12, 13, 19 e 20 de março, no Auditório da Casa da Cultura. É uma parceria Senac, Secretaria da Saúde e Secretaria de Turismo. O custo total é de R$ 140,00. Informações e inscrições pelo (54) 3443 5030, na secretaria de Turismo, Casa da Cultura.
\r\n
\r\n
\r\n