27/12/2023 Sec. da Agricultura

Aberta oficialmente a “Colheita da Safra da Uva” em Guaporé

Evento foi realizado na Vinícola Giaretta com a participação de autoridades municipais e agricultores

“A uva do vinho, dos sucos, das geleias, dos doces, dos produtos da indústria cosmética. A uva de mesa, a uva nossa de cada dia! Brindamos o trabalho, a colheita e a prosperidade”. A simbologia de um dos produtos mais consumidos e que contribuiu com a projeção da Serra Gaúcha no cenário brasileiro e mundial, a uva, ganhou destaque na quinta-feira, dia 21 de dezembro, em Guaporé. Na Vinícola Giaretta, autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, representantes de entidades ligadas ao setor primário como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDERG) e Emater/Ascar-RS e de classe como a Câmara da Indústria, Comércio, Agronegócios e Serviços (CIC), de instituições financeiras e cooperativas de crédito, de ensino, empresários e agricultores participaram da “Abertura Municipal da Colheita da Safra da Uva”, realizada pela Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura.

Guaporé, com mais de 70 famílias produtoras de uva – cerca de 10% das propriedades da zona rural, tem uma crescente parcela de participação na produção na região. São 280 hectares de uva cultivados e a colheita alcança, a cada safra, aproximadamente seis milhões de quilos de uva. As vinícolas Giaretta, Gheller e Scalco, cada uma com sua caraterística, impulsionam o turismo e a agroindústria. É nas mãos do homem do campo que a uva, em suas mais diversificadas formas, ganha as mesas das famílias.

“É uma forma simbólica e comemorativa de darmos a largada para as atividades da colheita da uva em Guaporé. O setor vitivinícola tem crescido muito no nosso município e não poderíamos deixar de homenagear todos aqueles que cultivam esse rico alimento trazido pelos imigrantes. Mesmo com as dificuldades climáticas, acreditamos que vamos colher uma boa e saborosa safra de uva”, disse o secretário da Agricultura, Edelvan Balbinotti.

Além do secretário, manifestaram-se o presidente da CIC, Edmilson Norberto Zortéa, a engenheira agrônoma da Emater, Melissa Boch, o presidente do COMDERG, Cristian Bresolin e o presidente do STR, Fernando Marcolin. Todos foram unânimes em destacar a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Guaporé. O prefeito Valdir Carlos Fabris, apresentando aos presentes uma série de ações, projetos e investimentos realizados pelo Governo Municipal há sete anos, afirmou que os agricultores, incansáveis no dia a dia no campo, alavancaram o crescimento da cidade.

“Vocês agricultores, não só os produtores de uva, merecem o nosso respeito e o reconhecimento. Antes de assumir a prefeitura, apresentei na Emater o plano de Governo para o setor primário e cumpri o que prometi. Incentivei o agricultor a permanecer e investir nas propriedades. Fizemos a nossa parte. Criamos programas que impulsionaram o setor, alargamos estradas e estamos pavimentando as vias do interior. Em 2023, mais uma vez, apresentamos crescimento econômico e foi graças a vocês. Que continuemos a plantar uva e colher desenvolvimento”, disse Fabris que, após o pronunciamento, brindou com os presentes em um coquetel servido e preparado pela família Giaretta.

A Abertura Oficial da Colheita da Safra da Uva – 3ª edição, integrou as comemorações dos 120 Anos de Emancipação Político-Administrativa de Guaporé e a programação “Uma Joia de Natal”, contando com o patrocínio do Sicredi Região dos Vales e a parceria do STR, Emater/ASCAR-RS, COMDERG e Cereais Menin. A celebração faz parte do calendário oficial de eventos do Município.