20/12/2021 Sec. de Educação

39 alunos da Rede Pública Municipal formaram-se no projeto “Trilhas da Aprendizagem” realizado em parceria com o SENAI

Solenidade, com a presença de autoridades e familiares, aconteceu nas festividades do Natal Acústico do Trem dos Vales e dos 118 Anos de Guaporé

Educação

As comemorações do Natal Acústico do Trem dos Vales e dos 118 Anos de Emancipação Político-Administrativa, organizadas pela Administração Municipal, reservaram fortes emoções e momentos especiais para familiares de 39 estudantes da Rede Pública Municipal. Os alunos, das escolas de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, Dr. Jairo Brum, Zaida Zanon e Imaculada Conceição, receberam o diploma de conclusão do projeto Trilhas da Aprendizagem – uma parceria entre o Poder Público e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Centro de Formação Profissional (CFP) de Guaporé. A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Valdir Carlos Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, gerente de Operações Senai Guaporé Jerry Amarildo Hibner, Coordenador Técnica do Senai Marcelo Francisco Schedler, entre outras autoridades municipais e regionais.

Os estudantes, todos eles dos 9º anos dos educandários ou acima dos 14 anos, participaram, de forma gratuita, de cursos de Eletrônica – Analógica e Digital, Robótica – Lego Zoom, Fundamentos para Programação de Software e Tecnologias da Indústria 4.0. Foram 151 dias de muitas atividades que tinham como objetivo, além do aprendizado profissionalizante, oportunizar vivências teóricas e práticas, desenvolvendo e integrando conhecimento na tomada de decisões, instigando a permanência, o sucesso escolar e social, a continuidade dos seus estudos no caminho técnico e/ou acadêmico, bem como evitar a evasão escolar. Antes dos pronunciamentos das autoridades, os formandos foram chamados para o palco principal para receberem seus diplomas. Alunos da Casa de Acolhimento, que participaram da formatura, compuseram cinco músicas – durante as Oficina de Música ofertada pelo serviço de convivência do CRAS, da Secretaria de Municipal Assistência Social e Habitação. As músicas, apresentadas no evento, foram gravadas no estúdio do guaporense Giovani Dal’Mas.

A secretária de Educação, Veridiana Maria Tonini, durante o seu pronunciamento, em ato realizado no largo central da praça Vespasiano Corrêa, enalteceu a importância dos alunos estarem conectados com as novas tecnologias e do Município investir em projetos que valorizem as crianças e adolescentes para que possam estar inseridos no mercado de trabalho.

“São ações desta natureza que fazem de Guaporé uma Cidade Educadora. Nós, do Poder Público, estamos provocando uma mudança de comportamento nos estudantes da rede pública municipal. São investimentos na qualificação dos profissionais da educação, na infraestrutura das escolas e na oferta de cursos como os da parceria com o SENAI. Somos gratos pelos ensinamentos repassados a estes 39 alunos por todos os professores. O esforço valeu a pena. Agora é momento de alegria e de comemorar. Que vocês possam continuar nessa caminhada de sucesso e colham bons frutos em suas vidas”, disse Veridiana.

Fabris afirmou que Guaporé está muito além das palavras bonitas. Agir, segundo o Gestor Municipal, é o mais importante e o Governo Municipal se propôs a tornar ações coletivas em melhorias para a comunidade em todos os setores, seja ele na educação, saúde, segurança, consciência ambiental, trabalho, lazer, cultura, entre outros.

“Reter o conhecimento nos tornará uma comunidade estéril. Compartilhar conhecimento dá frutos. Por isso, caros alunos, cada um de vocês recebeu a oportunidade de aprender para poder compartilhar com Guaporé tudo aquilo que vocês aprenderem. O conhecimento de vocês, tornará a todos melhor por muitas gerações”, salientou.

O prefeito disse que o Governo Municipal está orgulhoso de cada um dos alunos que participaram do projeto “Trilhas da Aprendizagem - Despertando vocações para o mundo do Trabalho e das Profissões”. Em Guaporé, afirmou Fabris, a educação está em primeiro lugar.

“Tenho plena certeza de que a árvore frondosa do conhecimento dará os mais belos e saborosos frutos de desenvolvimento com qualidade de vida para todos nós hoje, amanhã e sempre que o conhecimento alimentar a árvore da vida! Obrigado parceiros! Obrigado Senai! Obrigado secretaria da Educação! Obrigado famílias, professores e estudantes! Parabéns Formandos! Vocês são o futuro que nossa cidade merece”.

Ainda fizeram uso da palavra, os oradores Gabrielly Plates e João Gabriel Ramos Severo, o instrutor do CFP SENAI Guaporé Ismael Pavelecini, o coordenador técnico Schedler e o gerente Hibner. A comunidade prestigiou em grande número a cerimônia de formatura do projeto Trilhas da Aprendizagem.