14/09/2021 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

32ª Semana Farroupilha é aberta com o acendimento do candeeiro crioulo em Guaporé

Autoridades e tradicionalistas participaram do ato na praça Vespasiano Corrêa

Gaúchos e gaúchas, tradicionalistas de todas as querências e autoridades municipais participaram na manhã da terça-feira, dia 14 de setembro, no largo central da praça Vespasiano Corrêa, da abertura oficial da 32ª Semana Farroupilha de Guaporé. A solenidade de acendimento do candeeiro crioulo contou com a presença do prefeito Valdir Carlos Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian, patroas dos CTGs Estirpe Gaúcha Albina Olmi e Os Desgarrados Geneci Bastian, do patrão do CTG Última Tropeada Verno Fritzen e do patrão do Piquete de Laçadores Rancho da Amizade Cleomar Somera, além de secretários e servidores da municipalidade.

Conduzida pela patroa Albina e pelos tradicionalistas do CTG Estirpe Gaúcha Sebaldo Burgo e Volnei Dalmolin, a chama, trazida de Bento Gonçalves para o município de Vista Alegre do Prata e posteriormente conduzida para a sede da entidade tradicionalista guaporense onde permaneceu até a data de abertura da Semana Farroupilha, foi entregue ao vice-prefeito Bastian para que acendesse o candeeiro.

“A chama crioula é o fogo que simboliza a fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza a Tradição Gaúcha, representa o Gaúcho idealizado no espírito Heroico dos Farroupilhas, com ideais de Justiça e Liberdade”, destacaram.

Posteriormente, os pavilhões do Brasil, Rio Grande do Sul, Guaporé, Mercosul, dos CTGs Estirpe Gaúcha, Os Desgarrados e Última Tropeada, bem como do Piquete de Laçadores Rancho da Amizade foram hasteados pelas autoridades e tradicionalistas. Estes permaneceram até o dia 20 de setembro – Dia do Gaúcho, quando haverá o arriamento e a conclusão dos festejos farroupilhas. Em virtude das medidas sanitárias e de segurança para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19) a Administração Municipal optou pela não realização do acampamento farrapo, shows musicais e apresentações artísticas na praça central.

Temática

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.