Objetivo é comercializar o Município como destino turístico e roteiro de compras. Evento foi considerado um sucesso pelos organizadores
Comercializar Guaporé! A frase pode soar estranha num primeiro momento, mas para a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, juntamente com os empresários que estão empreendendo e fortalecendo a “indústria sem chaminé” – Turismo – é o real motivo para a realização de mais um FamTur. O evento, organizado pela REEL Inteligência Comercial de Porto Alegre através das consultoras Ângela Klein e Claudia Quaglia, contou com a participação de 31 guias e agentes de viagens da Capital Gaúcha, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Prata, Nova Santa Rita e Lajeado.
O grupo, conforme a secretária Cristiane Viel, conheceu os principais atrativos turísticos da cidade como o Monumento do Cristo Redentor, Cidade Escola Ayni, Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, Igreja Matriz Santo Antônio, Praça Vespasiano Corrêa, vinícolas Giaretta, Gheller e Scalco. Além disso, teve a oportunidade de visitar estabelecimentos comerciais que fazem parte da Rota de Compras, Shopping Belas Guaporé e Associação de Joias e Lingerie de Guaporé (AJOLI).
”O Famtur e rodada de negócios foram realizadas com o objetivo de comercializar Guaporé como destino turístico. Temos potencial para crescimento no turismo de compras, enoturismo (vinícolas), turismo rural, turismo esportivo, pedagógico, religioso e cultural. Os guias e agentes de viagem puderam, de forma objetiva, conhecer nossa estrutura e agora, dentro de seus negócios, poderão mostrar que Guaporé é um dos roteiros mais charmosos do Estado e com grande potencial para os visitantes. Precisamos nos vender e acreditamos que o FamTur e a rodada de negócios serão fundamentais para o incremento no número de turistas”, disse.
A rodada de negócios, citada pela secretária Cristiane, foi realizada nas dependências da Pizzaria Di Nonno, de propriedade do presidente do Conselho Municipal de Turismo, empresário Márcio Garbin. Na oportunidade, todos convidados estiveram em contato com cada empreendedor, e associação envolvida com o turismo, bem como com a organização da Mostra Guaporé 2020, a fim de planejar a vinda de grupos para a feira, que sempre é um grande atrativo para excursões e é realizada no mês de agosto.
“Todos os envolvidos na organização do FamTur, desde empresários, representantes de entidades e Mostra Guaporé, tiveram a oportunidade de ‘vender’ os seus negócios. Mostraram suas potencialidades e, de uma forma geral, quem ganhará é a cidade com a vinda dos turistas. São negócios que receberam incremento de recursos que, consequentemente, necessitarão de mão de obra qualificada. É uma roda gigante. Todos irão ganhar economicamente, desde o empresário até o familiar do colaborador do empreendimento. Guaporé precisa do engajamento da comunidade para que cada vez mais se fortaleça como roteiro turístico no Rio Grande do Sul”, afirmou Cristiane.
A próxima atividade será em dezembro, direcionada a jornalistas, blogueiros e imprensa em geral.