Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
06/03/2014 Sec. de Assistência Social e Habitação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

1ª Conferencia Municipal de Proteção e Defesa Civil define propostas

Atendendo ao chamado do Governo Federal em busca da prevenção de desastres naturais, o Município de Guaporé, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação e Defesa Civil realizaram na quarta-feira (26/02) a 1ª Conferência Municipal de Proteç...

Atendendo ao chamado do Governo Federal em busca da prevenção de desastres naturais, o Município de Guaporé, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação e Defesa Civil realizaram na quarta-feira (26/02) a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil.
\r\nO evento aconteceu durante a manhã e a tarde no Auditório da Casa da Cultura, contando com 55 participantes, entre eles, o Secretário de Assistência Social e Habitação, Valcir Fanton, o Vice Prefeito, Emílio Carlos Zanon, a Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, 1ª Sargento Marinês Rommel Santos, o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Rafael Antônio Pissetti, o Coordenador da 11ª Regional de Proteção e Defesa Civil do Estado Rio Grande do Sul, o Tenente Coronel Vinicius Renner Galvani e Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
\r\n\tO Secretário de Assistência Social e Habitação, Valcir Fanton destacou a importância da conferência no aspecto de prevenção e agradeceu a presença de integrantes da Secretaria Municipal da Saúde. “O trabalho que vocês realizam nos bairros será importante para traçarmos locais mais delicados do município e a partir disso tomarmos providências”, argumenta.
\r\n\tNa parte da tarde os participantes realizaram trabalhos de grupos, onde foram trabalhados os quatro eixos da Conferência, sendo a Gestão integrada de riscos e resposta a desastres, a Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil, Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil e a Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.
\r\n\tPara dar continuidade aos trabalhos, foram eleitos representantes que participarão da Conferencia Estadual de Proteção e Defesa Civil, que acontece no mês de março.
\r\n
\r\nDelegados Eleitos:
\r\n- Coordenador da Defesa Civil (membro nato) – Rafael Antônio Pissetti
\r\n- Sociedade Civil:\tDelegado: Assis de Souza – Representante da CIC
\r\nSuplente: Adolfo de Souza – Representante da Igreja Assembleia de Deus
\r\n
\r\n- Poder Público e de Agentes de Defesa Civil (02 Delegados)
\r\n1 - Delegado – Maribel Zardo Schmiedel – representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação
\r\nSuplente: Francieley Benin - representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação
\r\n2 – Delegado: Tenente Vladimir Lopes Alves – representantes do Corpo de Bombeiros
\r\nSuplente: Rita Aparecida Chaves Costa – representante da Secretaria Municipal da Saúde
\r\n
\r\n- Conselhos Profissionais e de Políticas Pública:
\r\nTitular: Francisco Vidmar – representante da Secretaria Mun. da Agricultura
\r\nSuplente: 1ª Sargento Marines Rommel Santos – representante da Brigada Militar
\r\nA partir dos trabalhos apontados e discutidos entre os grupos, foram elaboradoras até quatro princípios e até 10 diretrizes e após, votados em plenária. Estavam presentes neste momento 34 pessoas.
\r\n
\r\nPROPOSTAS VOTADAS PELA PLENÁRIA POR NÚMEROS DE VOTOS
\r\n
\r\nEixo 1 - Gestão integrada de riscos e resposta a desastres:
\r\n
\r\nPrincípios:
\r\n1 - Monitoramento constante dos locais de risco (12 votos)
\r\n2 – Mudança de Cultura da sociedade, objetivando a prevenção (08 votos);
\r\n3 – Definição dos órgãos que deverão compor a Defesa Civil, através de normativas e orientações de cada órgão que está subordinada, desta forma serão responsabilizados por não atuarem a frente da Defesa Civil. Evitando que se já conduzido por apenas um grupo da sociedade. (07 votos);
\r\n4- Descarte e fiscalização dos resíduos sólidos das indústrias (07 novos).
\r\n
\r\nDiretrizes:
\r\n1 - Aplicação e divulgação do Plano de Contingência (25 votos);
\r\n2 - Realização de campanhas de prevenção junto as escolas e comunidade em geral, objetivando a mudança de cultura, referente risco e desastre (06 votos);
\r\n3 - Realização de simulados com divulgação nos meios de comunicação (03 votos)
\r\n
\r\nEixo 2 - Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil
\r\n
\r\nPrincípios:
\r\n1-Efetuar treinamentos e capacitações junto aos órgãos envolvidos com a Proteção e Defesa Civil (24 votos)
\r\n2-Integração das Secretarias Municipais a fim de desenvolver as políticas de Proteção e Defesa Civil, com os seguintes objetivos: proporcionar uma maior proteção à população, atender de forma imediata aos desastres, realizar o trabalho de reconstrução e outras ações de prevenção (08 votos);
\r\n3-Proporcionar à comunidade um melhor conhecimento quanto aos procedimentos aos fatores climáticos (secas, vendavais, estiagem, granizo, enchentes, entre outros), estimulando a criação de políticas públicas específicas (02 votos).
\r\n
\r\nDiretrizes:
\r\n1-Criação de Políticas Públicas voltadas à revitalização das águas superficiais, a proteção das nascentes, abertura de poços artesianos em comunidades que não dispõe deste serviço, bem como a proteção do solo (18 votos);
\r\n2- Integração das políticas públicas voltadas à necessidade de atender de forma imediata aos desastres, bem como no trabalho preventivo, junto as ações de Proteção e Defesa Civil no Município (05 votos);
\r\n3 – Criação de políticas voltadas ao trabalho de prevenção, junto às escolas e comunidade em geral, com apoio financeiro das três esferas de governo. (11 votos).
\r\n
\r\nEixo 3 - Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil:
\r\n
\r\nPrincípios:
\r\n1-Investimento permanente nas três esferas de governo, não apenas em períodos críticos ou quando os desastres já ocorreram (18 votos)
\r\n2-Aprofundar os Planos de Ação de resposta e principalmente prevenção junto à Secretaria de Planejamento do Município (09 votos)
\r\n3- Atuar periodicamente nas escolas e comunidades, realizando um trabalho educativo, com suporte financeiro das três esferas de governo (04 votos);
\r\n4-Compartilhamento das informações e reavaliação do trabalho da Proteção e Defesa Civil, a fim de analisar se os resultados estão sendo alcançados, nas três esferas de governo (03 votos).
\r\nDiretrizes:
\r\n1-Elaboração de materiais informativos para aprimorar ações em Proteção e Defesa Civil (15 votos)
\r\n2-Buscar nas três esferas de governo recursos financeiros e humanos, a fim de ter um melhor desenvolvimento para as ações de Proteção e Defesa Civil (11 votos)
\r\n3-Mapeamento dos potenciais ativos e inativos que fazem a Proteção e Defesa Civil (08 votos)
\r\n
\r\nEixo 4 - Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes:
\r\n
\r\nPrincípios:
\r\n1-Comprender que mesmo o nosso município não possua tantos problemas, precisamos criar uma consciência de que existem problemas e que estamos sujeitos a vários riscos, por essa razão necessitamos do preparo de nossas equipes e do conhecimento da comunidade para reagirmos frente aos desastres, reduzindo os possíveis danos (24 votos)
\r\n2- Para que sejamos uma cidade resiliente precisamos estabelecer políticas publicas organizadas necessárias para a compreensão e participação de grupos de cidadãos da sociedade civil (05 votos)
\r\n3 – Construção de alianças locais, a fim de assegurar que todos os departamentos compreendam o seu papel na redução de risco de desastres e preparação (03 votos)
\r\n4-Exigir que os setores responsáveis pela aprovação de projetos e acompanhamentos de obras sigam os regulamentos e evitem construções mal planejadas ou em desacordo com a legislação (02 votos)
\r\n
\r\nDiretrizes:
\r\n1 - Garantir recursos no orçamento municipal para desempenhar trabalhos, obras, a fim de minimizar as situações de risco em que a população está exposta (24 votos)
\r\n2 - Realizar ações e serviços públicos que garantam uma infra estrutura urbana preventiva (07 votos)
\r\n3 - Dar conhecimento à população quais os possíveis desastres e quais ações a serem tomadas (03 votos)
\r\n
\r\nFotos: Daniela Sgorla – Imprensa Município de Guaporé
\r\n
\r\n
\r\n

Outras Notícias