O objetivo da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convidar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes
18 de maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído a partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000. A data foi escolhida em alusão a um crime bárbaro ocorrido na cidade de Vitória/Estado do Espírito Santo, no início da década de 70, conhecido como “Caso Araceli”, uma menina de apenas oito anos que teve os seus direitos humanos violados.
O objetivo da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convidar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida.
Todo cidadão tem o dever de garantir à criança e ao adolescente uma vida livre da violência. Uma das formas de identificação da violência contra a criança e o adolescente é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH). A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo.