Evento, para entrega da certificação, aconteceu no Museu Municipal com apresentações do Coral Comunicação Unicanto e da Associação Fradei Dela Cucagna
O Concurso de Fotografia, “Patrimônio Cultural de Guaporé – 120 anos”, realizado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, premiou na noite do sábado, dia 19 de agosto, as 14 melhores imagens, de fotógrafos amadores e profissionais – residentes ou não no município, que retrataram o patrimônio oficialmente tombado e aqueles importantes para a comunidade, tanto materiais como imateriais. 12 guaporenses, que registraram suas fotografias, receberam certificação em uma belíssima festa com a presença de autoridades municipais.
O evento, realizado na antiga residência da família Maia, contou com apresentações do Coral Comunicação Unicanto e da Associação Fradei Dela Cucagna, além da exposição e poesia de Lu Sanson sobre Dona Doca, moradora do município que trabalhou no imóvel por muitos anos. Na oportunidade, o Coral inaugurou uma exposição acerca de sua trajetória de 40 anos. Com as portas abertas, o Museu Municipal permitiu aos visitantes, em horário não habitual, a apreciação das exposições e a participação nas atividades desenvolvidas, visando celebrar o Dia do Patrimônio Cultural.
“A data foi uma escolha simbólica, pois além de integrar a programação estadual, é marcada por ser o Dia Mundial da Fotografia e o Dia do Historiador”, Lisandra Roman, historiadora.
Na oportunidade, conforme Lisandra, os 12 vencedores do Concurso Fotográfico “Patrimônio Cultural de Guaporé - 120 anos”, receberam certificados de reconhecimento e participação e puderam compartilhar o significado de suas escolhas fotográficas. Destacaram-se:
As fotografias escolhidas passaram por avaliação de uma Comissão Julgadora que levou em consideração a relevância para o Patrimônio Cultural de Guaporé, a criatividade e a originalidade, a qualidade técnica e estética e a mensagem transmitida pela imagem:
“A qualidade e a criatividade das fotos inscritas superaram as expectativas e a participação de todos está sendo imprescindível para identificar e construir conjuntamente os significados das referências culturais do município”, concluiu Lisandra.
Dia do Patrimônio (17 de agosto)
As comemorações no Estado começaram em 2019, com o lançamento oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A programação especial das instituições em torno da data acontece sempre no terceiro fim de semana de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17. Este ano, a sua quinta edição ocorreu nos dias 19 e 20 de agosto, com o tema “Cultura e Cidadania”.
O objetivo é fortalecer o protagonismo e a participação de indivíduos e grupos sociais na criação, transformação e compartilhamento de saberes culturais. Assim, se busca mobilizar a população e promover os bens culturais locais, levando em conta a diversidade e o direito de acesso às mais variadas referências e manifestações de cultura.
O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Sedac, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). Ele reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul.