Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal

EMEF Alexandre Bacchi

           A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi surgiu a partir de um projeto do Governo Estadual que pretendia construir escolas para as crianças poderem nelas permanecer em tempo integral. O município de Guaporé foi contemplado com uma destas, cujo nome seria Centro Integrado de Educação Pública – CIEP. Assim, em 18 de outubro de 1993, a escola foi criada pelo Decreto nº 34929.

          Após concluída a obra, em novembro de 1994, tal espaço recebeu o corpo docente e discente da Escola Estadual Cacilda Pereira, mas não funcionando em tempo integral ainda.

          O Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) foi autorizado a funcionar pelo Parecer nº 1281, em 19 de novembro de 1996. Em 1997, através do parecer 452/97, então ocorreu a transferência de manutenção da Escola Estadual de 1º Grau Centro Integrado de Educação Pública e da Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Cacilda Pereira para o município de Guaporé. Dessa maneira, em 21 de julho de 1998, foi ativado como patrimônio municipal, já com a denominação de Centro Integrado de Educação Pública Municipal Alexandre Bacchi, sendo esta a data considerada para a comemoração do aniversário da escola. E em 21 de janeiro de 2003, através do Decreto nº 3379/03, o nome foi mudado para Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi.

          O atendimento em Turno Integral passou a ser oferecido para os alunos da Educação Infantil - Pré-Escolar II no ano de 2011, para os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental em 2012 e para os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental de 9 anos a partir de 2013. Um projeto que visa auxiliar a vida social familiar, proporcionando o bem-estar das crianças, sendo atendidas num ambiente acolhedor, preparado para momentos de recreação e lazer, estimulando a aprendizagem. Atualmente atende 162 alunos no Turno Integral.

          Atualmente o quadro funcional da escola compreende 45 professores, 16 monitores, 01 secretária, 06 cozinheiras, 03 coordenadoras pedagógicas, 02 vice-diretoras e 01 diretora. Quanto ao corpo discente a EMEF Alexandre Bacchi atende 523 alunos, sendo 353 no turno da manhã e 170 no turno da tarde.

Endereço: Rua Padre Aldo Bortoncello, nº 1125 - Bairro São Cristóvão
Telefone/Fax: (54) 3443 4414 / 54 3443-4742
E-mail: emef.alexandrebacchi@guapore.rs.gov.br


EMEF Imaculada Conceição

“Para que a escola seja a segunda casa, a casa tem que ser a primeira escola”.

          A Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, criada em 26/09/1992, localiza-se na Rua Dr. João Pedro Ortiz, nº 895, no bairro Conceição, cidade de Guaporé/RS. Atualmente atende 520 alunos, desde a Educação Infantil – Pré Escolar, Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º aos 5ºanos) e Ensino Fundamental – Anos Finais (6º aos 9º anos) e EJA – Educação de Jovens e Adultos, turma de alfabetização.

          A escola conta com 50 funcionários: direção (diretora, vice-diretora do turno da manhã e vice-diretora do turno da tarde), coordenação, professores secretária e cozinheiras.

Este educandário oferece ainda, no turno inverso, aulas de reforço no laboratório de aprendizagem para os alunos que apresentam alguma dificuldade com relação aos conteúdos que estão sendo desenvolvidos e Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos que precisam de um atendimento mais individualizado. Conta também, com o auxílio dos seguintes segmentos: CPM, Conselho Escolar, RAE, NAE e Grêmio Estudantil, além da Secretaria Municipal de Educação.

            O objetivo da escola, segundo o Projeto Político Pedagógico, é “mediar situações de ensino-aprendizagem de modo a desenvolver um trabalho com base nos princípios de justiça, liberdade e solidariedade humana, para promover uma educação pública de qualidade, através do respeito pelos anseios da comunidade escolar, buscando a construção de conhecimentos e a educação integral, despertando o desejo pelo saber, acreditando que a educação é o principal elemento de transformação social”.

            O trabalho pedagógico é desenvolvido por meio de Projetos de Trabalho anuais, elaborados pelas professoras de cada série. Os professores desenvolvem suas aulas de acordo com o PPP da escola, o qual é construído democraticamente com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem desta instituição escolar.

           Os alunos são avaliados de acordo com a Avaliação Formativa, ou seja, esta ocorre durante todo o processo educacional, buscando diagnosticar as potencialidades dos alunos e detectar problemas de aprendizagem e de ensino. Alguns princípios norteiam a avaliação significativa de caráter formativo: o olhar observador, a valorização das experiências culturais, o desenvolvimento da autonomia, a inclusão, o diálogo, a autoestima, a autoavaliação, a participação, a responsabilidade com o coletivo e o social. Já a avaliação formal e a socialização com os pais é semestral para os Prés, 1º e 2º anos, por meio de pareceres descritivo, e trimestral para os 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos, por meio de notas e EJA semestral.

Endereço: Rua Dr. João Pedro Ortiz, nº 895 – Bairro Conceição 
Telefone/Fax: (54) 3443 6592
E-mail: imaculadaconceicao@guapore.rs.gov.br

 


EMEF Dr. Jairo Brum

“Construindo o saber com ética, responsabilidade e solidariedade”.

          A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum está localizada na rua Gino Morassutti, nº 2136, no bairro Santo André, cidade de Guaporé, no estado do Rio Grande do Sul. Estabelecida pelo Decreto n° 2107/89, com o nome de Escola Municipal De 1° Grau Incompleto Dr. Jairo Brum, foi inaugurada em 20 de julho de 1991, e autorizado seu funcionamento através da Portaria nº 386-92 da SEC. Através do Decreto Municipal nº 2978/99, houve a alteração de denominação para Escola Municipal De Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum.

          Diferentes formas de ser, de viver e de pensar preenchem as salas de aula da EMEF Dr. Jairo Brum, buscando sempre proporcionar uma prática de educação pautada em relações dialogadas de cooperação, afeto e solidariedade, valorizando os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores culturais dos educandos. A escola proporciona uma prática pedagógica com a intenção de vencer as dificuldades, superar os desafios e conquistar novos sonhos. Em conjunto com a atuação comunitária, a escola tem como missão ser diferenciada pela direção, organização, trabalho pedagógico e tornar-se reconhecida pelos resultados do processo de ensino e aprendizagem.

           Deste modo, os componentes curriculares contemplam temas e preocupações mundiais, nacionais, estaduais e municipais, estabelecendo habilidades que possibilitem a participação e corresponsabilização dos educandos, priorizando uma ação pedagógica voltada à construção de cidadãos conscientes. O ambiente escolar propõe um espaço de investigação e pesquisa que provoque a construção do conhecimento como atividade permanente, tendo como base os princípios para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

          Atualmente o corpo escolar é composto por 31 professores, 3 monitores de educação, 6 funcionários municipais. Quanto ao corpo discente, a EMEF Dr. Jairo Brum atende aproximadamente 450 alunos entre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Endereço: Rua Gino Morassutti, nº 2136 - Bairro Santo André
Telefone/Fax: (54) 3443 4771
E-mail: escolajairobrum@guapore.rs.gov.br
 


EMEI Gasparzinho

           A Escola Municipal de Educação Infantil Gasparzinho, localizada na Rua do Nascente, nº 297, no bairro São José, cidade de Guaporé/RS, está funcionando nas antigas instalações da Escola Municipal de 1° Grau Incompleto Euphrázia Cunha Azeredo, que cedeu espaço e recebeu benfeitorias apropriadas ao serviço a que se dispôs.

           Em 04 de abril de 1995, se iniciava uma história cheia de sonhos, desafios, esperanças e conquistas. O encontro e a união de pessoas protagonistas de um projeto educacional diferenciado, buscando proporcionar uma formação mais ampla para as crianças de nossas famílias.

           Através do conceito de CIDADE EDUCADORA, a EMEI Gasparzinho aderiu a ideia de que a diversidade é inerente às cidades atuais e prevê‐se que aumentará ainda mais no futuro. Por esta razão, um dos desafios é o de promover o equilíbrio e a harmonia entre identidade e diversidade, salvaguardando as contribuições das comunidades que a integram e o direito de todos aqueles que a habitam, sentindo‐se reconhecidos a partir de sua identidade cultural.

           Atualmente a EMEI Gasparzinho atende uma média de 130 alunos, em turno integral, das 6h20min às 18h20min. A faixa etária atendida é de 4 meses a 5 anos. A equipe é composta por 44 profissionais, entre eles professores, atendentes de creche, monitores e cozinheiras nomeados, zeladores e faxineiras de serviço terceirizado todos comprometidos com um processo educativo de qualidade, recebendo suporte da Secretaria Municipal de Educação sempre que necessário.

           A escola possui também a ACPM, composta por pais e educadores, tendo uma constante atuação no desenvolvimento de atividades e melhorias desta.

           Toda a equipe de trabalho procura tornar o espaço escolar aconchegante, germinando novas sementes, produzindo novos frutos, fazendo desabrochar um projeto educacional que está sempre sendo ampliado, aprofundado e promovendo um fazer pedagógico diferenciado.

           Acreditamos que a parceria família-escola é indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Ambas precisam caminhar lado a lado, contribuindo para a construção do conhecimento individual e coletivo de nossos educandos.

           Acreditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Endereço: Rua Do Nascente, nº 297 - Bairro São José 
Fone/Fax: (54) 3443 4750 
E-mail: emei.gasparzinho@guapore.rs.gov.br
 


EMEI Mônica

           A Escola Municipal de Educação Infantil Mônica, foi criada em 26 de abril de 1984 e está localizada na Rua Gioelle Ghiggi, nº 1490, no bairro São Cristóvão, na cidade de Guaporé/RS.

           Quando falamos em educação infantil, estamos nos referindo aos primeiros anos de vida - desde os 04 meses até os seis anos de idade. É nessa fase que ocorrem grandes transformações no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças. Por isso, é importante oferecer a elas, um ambiente seguro e estimulante, onde possam explorar e aprender de forma lúdica e prazerosa, prioridade em nossa escola, que atualmente atende a 150 crianças!

           Aqui, desempenhamos um papel fundamental na formação da identidade das crianças, ajudando-as a construir sua autoimagem e estabelecer relações pessoais e sociais saudáveis. Além disso, ao estarem na escola, as vivências possibilitam o enriquecimento e desenvolvimento quanto a coordenação motora, a linguagem, a criatividade, a capacidade de resolver problemas e especialmente a construção de vínculos afetivos e laços de amizade.  

           A estrutura escolar permite aos educandos, explorarem os diferentes espaços internos e o amplo pátio verde, desfrutando de vivências importantes junto a natureza, percebendo desde cedo que fazem parte dela.

           A EMEI Mônica, abriu as suas portas para a comunidade escolar e transformou-se junto ao movimento da Cidade Educadora, que busca aproximar pessoas e espaços em ações que resultem na construção de sujeitos aprendentes, críticos e envolvidos com a sociedade.

           Assim sendo, tudo que for desenvolvido na Escola terá princípios considerados pela prática educativa proposta pela legislação, a fim de que os educandos se sintam felizes, desafiados, acolhidos, respeitados e que seus direitos sejam assegurados em um espaço que pulsa alegremente com a presença de cada criança!

Endereço: Rua Gioelle Ghiggi, nº 1490 - Bairro São Cristóvão
Telefone: (54) 3443 4696
E-mail: emei.monica@guapore.re.gov.br
 


EMEI Nairo José Prestes

           A Escola Municipal de Educação Infantil Nairo José Prestes iniciou suas atividades no dia 22 de março de 2010, atendendo 50 bebês nos berçários B1 e B2. Em 04 de junho de 2012 foi ampliada, disponibilizando mais quatro turmas de berçários e complementando as demais faixas etárias, totalizando 132 crianças. Entre 2017 e 2018, foram criadas mais três salas de berçários, além da otimização e adequação dos espaços escolares e troca da forração dos pisos. O número de crianças chegou a 167 até o final desse período. E, em 2019, foram ampliadas duas salas de maternais e construídas duas salas para turmas de Pré Escolar 1, elevando para 190 crianças atendidas.

           O quadro de corpo docente e funcionários da escola somam 49 profissionais, que participam anualmente de formação continuada coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.

           A escola tem como parceiros ACPM (Associação Círculo de Pais e Mestres), NAE (Núcleo de Apoio Escolar), APAE-Escola Sementes do Amanhã, CME (Conselho Municipal de Educação), CAE (Conselho de Alimentação Escolar), RAE (Rede de Apoio à Escola) e Conselho Tutelar.

           Quanto ao Projeto Político-pedagógico, esse foi elaborado com o apoio de toda comunidade escolar, estando em fase de adequações conforme Base Nacional Comum Curricular – MEC.

           O educandário tem como propósito respeitar o processo permanente de construção e ressignificação diante das práticas apropriadas para o desenvolvimento, com a aprendizagem baseada em jogos e brincadeiras, reforçando as diversas áreas do desenvolvimento e da aprendizagem na primeira infância, preocupando - se também com o período transitório na vida escolar das crianças.

Endereço: Rua Nabuco de Araújo esquina com Gino Morassutti, n° 245 - Pinheirinho
Fone: (54) 3443 6003
E-mail: nairoprestes@guapore.rs.gov.br
 


EMEI Pinguinho de Gente

“Cuidar e educar; brincar e aprender - Um ato de amor

           Contando com 244 crianças e 64 profissionais, a Escola Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente vem desde 1º de julho de 1982 difundindo a prática do bem cuidar e educar. Hoje dispõe de vários espaços cuidadosamente planejados e amplos, que vão além das salas de aula e oportunizam a construção dos mais diversificados saberes a partir do brincar, vivenciando, interagindo, ensinando e aprendendo coletivamente.

           Comprometidos com o desenvolvimento integral das crianças e embasados no Projeto Político-pedagógico da escola, sempre com apoio da Secretaria Municipal de Educação, construímos Projetos de Trabalho respeitando o estágio, desenvolvimento e individualidades de cada turma. Sempre valorizando as práticas educativas pautadas pelo diálogo e afetividade, criando e fortalecendo vínculos entre os educandos, educadores, familiares, ACPM (Associação de Pais e Mestres) e gestores da instituição.

           A equipe escolar busca cotidianamente atender as crianças de modo integral em suas necessidades de cuidado, educação e afeto, oportunizando situações em que possam ampliar os conhecimentos em relação a si mesmos e ao universo em que se inserem, estimulando a construção de sua autonomia, reforçando sua autoestima e a confiança em suas potencialidades.

           O papel da escola vai além do ensino e aprendizagem de conteúdo e conhecimento científico. É na escola que a pessoa aprende a socializar, criar, experimentar novas possibilidades. Não somente os professores em sala de aula, mas toda a comunidade escolar deve trabalhar em conjunto para transmitir normas e valores que guiam e preparam a criança e o jovem para viver em sociedade.

           Tal metodologia de trabalho oportuniza a interdisciplinaridade e a realização de atividades variadas e significativas em que as crianças possam avançar na percepção de si e do mundo.

           A qualidade dessa metodologia está no constante aprimoramento e formação continuada que a Secretaria Municipal de Educação oferece aos educadores e demais funcionários, enriquecendo as práticas de cada setor, tendo como principal objetivo a excelência no ensino.

Endereço: Rua Euclides da Cunha, nº 739 - Bairro Nossa Senhora da Saúde
Telefone: (54) 3443 4431
E-mail: emei.pinguinho@guapore.rs.gov.br
 


EMEI Maria Rosa Ferreira 

           A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Rosa Ferreira, criada em 21 de dezembro de 2010, iniciou suas atividades em caráter provisório na Rua Monsenhor Champagnat, junto ao Seminário São Carlos, na cidade de Guaporé/RS, atendendo um total de 60 crianças. Em 04 de junho de 2012, a escola transferiu o seu atendimento para um novo espaço construído no Bairro Conceição.

           A sua denominação é em homenagem a uma grande mulher Guaporense, Senhora Maria Rosa Ferreira, uma professora que deixou marcas positivas na educação do município.

           Compromissada em oferecer uma educação de qualidade para os seus educandos, e que esses por sua vez possam contribuir para a transformação de um mundo melhor, a EMEI Maria Rosa Ferreira atende atualmente 287 crianças, na faixa etária de 4 meses a 5 anos de idade, estabelecidas em 14 turmas, contando com 71 servidores públicos.

           Com a filosofia “Educar e cuidar para despertar sentimentos, construindo conhecimento”, a ação pedagógica da escola visa o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e social da criança.

           O Projeto desenvolvido em 2018 e com sequência neste ano: “Família na Escola”, estimula a integração entre família e escola, conscientizando e sensibilizando a importância da participação ativa da família no processo ensino-aprendizagem, como parceira, colaboradora, estimuladora do crescimento e fortalecedora do desenvolvimento integral aluno. 

Endereço: Rua Marcelino Champagnat nº 480 – Bairro Conceição 
Telefone: (54) 3443 4467 
E-mail: emeimariarosa@guapore.rs.gov.br
 


EMEI Rosa dos Ventos

           A Escola Municipal de Educação Infantil Rosa dos Ventos foi criada em 13 de dezembro de 2018, através do Decreto de nº 3949, nascendo a partir de um projeto maior que contemplasse a demanda de uma comunidade que reivindicava atendimento e educação aos seus filhos.

           Com um olhar sensível a esta reivindicação, a administração pública, em uma junção de esforços com SESI, Judiciário, Ministério Público e Defensoria, tornou possível um novo espaço escolar, que inicialmente funcionou como anexo da EMEI Mônica, mas que no ano de 2018, oficialmente transformou-se em uma nova escola – nasce então, a tão sonhada Rosa dos Ventos.

           O terno “rosa dos ventos” nos remete a muitas interpretações e significados, sendo sua maior inspiração, a imagem que vem representar os quatro sentidos fundamentais (pontos cardeais), presentes nas bússolas, necessários para orientar e indicar caminhos. Este belo valor simbólico que inspirou a escolha do nome da nova escola, a EMEI Rosa dos Ventos, ainda mais por ser voltada a educação infantil, remetendo ao princípio de uma direção, baseada no amor a orientar, nos sonhos a alimentar, nos ensinamentos a soletrar e nos aprendizados a somar. Por causa de todo esse simbolismo relativo às orientações, tal denominação significa acima de tudo um novo olhar para o futuro, permeado de cor, de vida, de humanidade, de sensibilidade, de brincadeiras, de cirandas, de conhecimento e respeito por tudo que é vivo.

           Também se espelhou no belo e humano lugar no Sul de Minas Gerais – Sítio Rosa dos Ventos, do professor Carlos Rodrigues Brandão, lugar de conhecimento, de acolhimento, de partilha e de saberes.  

           Hoje, o educandário conta com uma equipe de 42 funcionários, composta por professores, monitores, cozinheiras, secretário, coordenadora pedagógica e diretora. Possui 120 alunos matriculados, divididos em 8 salas de berçários e pré, na faixa etária de 4 meses a 5 anos.

           A EMEI Rosa dos Ventos prioriza a afetividade, onde se busca uma aproximação maior entre educador e educando, considerando esse fator essencial para um bom trabalho. As atividades são desenvolvidas obedecendo a faixa etária de cada turma, respeitando sempre a individualidade de cada criança, levando-os a se desenvolverem como um ser crítico e atuante na sociedade de forma integral.

           Acompanhando as ressignificações do campo educacional, das práticas pedagógicas e dos espaços escolares, neste ano de 2021 observou-se a necessidade de buscar práticas voltadas ao desemparedamento da infância e movimento maker (mão na massa). A partir do projeto da rede: “EDUCAÇÃO: A TEIA QUE CONSTRÓI SONHOS: DESEMPAREDAMENTO E BRINCADEIRAS AO AR LIVRE”, o projeto escolar “GUARDIÕES DO FUTURO: ESTREITANDO A CONEXÃO ENTRE O EU E A VIDA QUE NOS CERCA”  valoriza as experiências práticas e brincadeiras ao ar livre e busca despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras; sensibilizando de forma lúdica para o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações; e apresentando alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.

Endereço: Rua Padre Aldo Bortoncello, nº 75 - Bairro São Cristóvão
Telefone: (54) 3443 5578
E-mail: emeirosadosventos@guapore.rs.gov.br


EMEF Zaida Zanon 

           As atividades no educandário nomeado Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon, iniciaram no dia 25 de janeiro de 2016 com 73 alunos matriculados. A inauguração junto à comunidade deu-se no dia 20 de maio de 2016 fundamentando o trabalho desenvolvido na seguinte filosofia:  “Educar para a vida cidadã, com respeito à diversidade, na interação da família com a escola”, uma vez que a parceria entre elas é um elo importantíssimo no desenvolvimento da aprendizagem e por considerar a escola como o espaço de compartilhamento onde todas as diversidades se encontram para construir o crescimento coletivo durante um processo respeitoso e democrático.

           A Escola recebeu o nome “Zaida Zanon” em homenagem à professora Zaida Ignez Zanette Zanon, estendendo a homenagem a todos os professores que,  como ela, acreditam que a “educação do aluno não se constrói apenas  na instrução do intelecto, mas que envolve a formação do caráter, da pessoa em todas as suas dimensões”. O trabalho desenvolvido por ela é hoje reconhecido, pois ficou marcado na história da comunidade Guaporense deixando bons legados que hoje são identificados claramente nas atitudes de bem comum replicadas especialmente por seus filhos.

           Neste ano de 2021 a EMEF Zaida Zanon atende à 246 alunos do Pré II ao 9º ano do Ensino Fundamental. Salientamos que, em uma parceria entre o poder público e o setor privado, a escola recebeu um grande e importantíssimo presente: o refeitório escolar. Gentilmente, a família Zanon, na pessoa do Sr. Luciano Zanon, doou a construção do novo espaço físico, sendo o projeto uma contrapartida municipal. Atitudes como essa mostram que o bem que se faz pelo outro permanece, e que a ação de ajudar  transforma o mundo num lugar melhor para se viver. A Comunidade Escolar Zaida Zanon agradece profundamente este ato de amor!

           O poder público municipal segue qualificando o atendimento do educandário, disponibilizando recursos pedagógicos e estruturais que colaboram com o conforto e bom funcionamento do espaço educativo. Dessa forma, um novo projeto começa a ser estruturado: a ampliação da escola, que contempla a construção de novas salas de aula, bem como, a reorganização dos espaços administrativos, como secretaria, sala de professores e coordenação pedagógica.

           A identidade visual da EMEF Zaida Zanon foi escolhida para representar a escola de forma memorável. A simbologia pedagógica da coruja conduz para a sabedoria, o olhar atento, a inteligência, a sensibilidade e o conhecimento, aspectos sempre presentes nas ações desenvolvidas na escola.

                                                                                                                                         

           Fazem parte da identidade da escola, símbolos carregados de significado. A bandeira, criada pela aluna Nathália Trindade representa o verdadeiro sentido da escola, como uma árvore que, ao mesmo tempo em que escreve a história da escola, gera frutos alicerçados na constante busca pelo conhecimento.

                                                                                                                   

           O Hino da escola foi escrito pelas professoras Vania Barboza Elizabete Pereira e Angelita Maria Schneider, com revisão de letra e criação de melodia pela professora de Música Vânia, que deu ao hino um sentido de acolhida, enaltecendo a importância do educandário.

           A proximidade com a natureza permite um cenário pedagógico diferente e aconchegante. O contato com os elementos naturais apura os sentidos e traz novas sensações para a rotina das crianças, contribuindo para que sejam mais criativas e inventivas,  aprendendo a amar e  a respeitar este espaço tomando-o por base para o cuidado em todas as esferas ambientais.

           Alicerçados numa compreensão contemporânea de educação, a escola Zaida Zanon tem como missão: Ser espaço aberto, participativo e integrador, reconhecido pelo seu humanismo e acolhida, que valoriza o conhecimento, prestando a comunidade um serviço educativo de excelência, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes, responsáveis, criativos e felizes.

           Como como objetivo principal trabalhamos para favorecer a construção do conhecimento através de atitudes de cuidar, educar, transformar e ressignificar, sempre levando em conta o aluno como o centro do processo educativo, transformando informação em conhecimento, desenvolvendo habilidades, sensibilidades e inteligências, formando indivíduos sensíveis e criativos, cidadãos críticos e solidários, comprometidos com a transformação do mundo ao seu redor, partícipes da construção de uma sociedade mais justa, tolerante, solidária e inventiva. Um processo educativo que se dá por meio da amorosidade e que perpassa pelas esferas da comunidade, escola e famílias.

                                                                                                      

           Seremos sempre uma escola comprometida em agir de forma ética e coerente com nossos valores, pelo  respeito às pessoas e pelo comprometimento com a educação.

           A Escola Municipal de Ensino Fundamental Zaida Zanon está localizada na Rua Irmão Eduardo, nº 288, no Bairro São José e atende no telefone 54- 3443 5639. Atualmente compõe a equipe de gestão Daniela Lorenzon Nervis na função de Diretora; Marta De Marco como Vice-diretora no turno da tarde, Greicy Silva como Vice diretora no turno da manhã e Thaisy Dalila Faccio Ecco na Coordenação Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Endereço: Rua Irmão Eduardo, nº 288 – Bairro São José
Telefone: (54) 3443 5639
E-mail: zaidazanon@guapore.rs.gov.br


EMEI Quintal Mágico

            A Escola Municipal de Educação Infantil Quintal Mágico foi criada em 10 de fevereiro de 2022, através da Lei nº 4256 e alterada pela Lei nº 4271 de abril de 2022. A escola surgiu para suprir a demanda apontada nos anos de 2021 e 2022, onde apresentou a necessidade de uma escola central, que pudesse acolher alunos dos bairros Conceição e São José.

           Hoje, o educandário conta com uma equipe de 36 funcionários, composta por professores, monitores, cozinheiras, coordenadora pedagógica e diretora. Possui 98 alunos matriculados, divididos em 6 salas, 4 salas de berçários, 1 sala de maternal e 1 sala de Pré 1, na faixa etária de 4 meses a 5 anos.

           Nossa escola ama, cuida e incentiva a cada passo que nossos pequenos avançam, oferecemos qualidade no processo educativo para realizar o desenvolvimento de cada educando. Acompanhamos o desenvolvimento profissional dos educadores, oferecendo apoio e estrutura pedagógica, articulando as competências e habilidades da BNCC para cada faixa etária.

           Defendemos a prática Desemparedamento da Infância. Sendo que o educandário com apoio da secretária de educação proporciona aos educandos um lugar de encontro com a natureza ao ar livre, um campo de energia que permeia cada espaço vivenciado, em que as crianças criam um vínculo com suas emoções e conectam-se com a natureza se sentindo parte dela com presença e amorosidade, uma prática pedagógica mais humana e acolhedora, onde as crianças sejam estimuladas sentir a natureza como fonte de conhecimento, acolhimento e vida, tornando o ambiente escolar um lugar de encontro, troca e reconexão com o eu, com o outro e principalmente com o meio que nos cerca. Buscando desenvolver uma prática educacional pautada na valorização dos espaços que a escola dispõe, sendo eles internos e externos como: Parquinhos, florestas, ginásio, áreas verdes, ...., trabalhando com responsabilidade e respeito para com a vida já pensando em deixar uma marca mais humana a ser transmitida para as próximas gerações.”

                  Neste ano de 2024 nossa escola, está a lapidar o Projeto: “Quem conta, reconta, faz de conta e encanta “

                  O contato com a natureza é grande aliado no crescimento e desenvolvimento da criança. Ambientes ricos em áreas verdes, campos, praças, parques e espaços livres para o brincar, promovem saúde física, mental e ajudam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais durante a infância. A proximidade da terra, da água, da areia, de espaços verdes, são condições favoráveis para a existência saudável, promovendo liberdade, criatividade, descobertas, pesquisas, experiências, autonomia e aprendizagens, sendo o próprio educando protagonista do seu processo de aprendizagem e práticas de escuta sensível devem ser cada vez mais frequentes nos espaços de Educação Infantil. Neste ano a proposta se amplia na leitura desses movimentos vivenciados pelos educandos.

           É dando vez e voz às crianças, que construímos sua identidade incentivando, avaliando, e fazendo parte do processo de aprender e desenvolver.

           Se brincar na natureza é um direito humano porque corresponde à necessidade de integridade do ser, esse direito se materializaria como acesso ao universo que está para além das paredes e dos muros escolares.

           Nessa ultrapassagem, a alegria é potencializada porque, para desemparedar, é preciso dialogar com as pessoas, com os movimentos sociais, com o patrimônio ambiental, elementos do entorno da escola e da cidade que, ao vivo, deixam de ser objeto de pesquisa em separado do pesquisador - paisagem investigativa abstrata - para se constituírem como espaço de vida cuja decifração exige não apenas a racionalidade, mas outras dimensões humanas.

Endereço: Av. Monsenhor Scalabrini, nº 365 – Bairro Centro
Telefone/Fax: (54) 3443 - 4694
E-mail:  direcao.quintalmagico@guapore.rs.gov.br