03/05/2023 Sec. de Educação

Vereador caxiense visita a “Brizoleta” do Distrito de Colombo em Guaporé

Lucas Diel (PDT), juntamente com outras lideranças gaúchas, está realizando o resgate histórico das escolas construídas pelo Governo Leonel Brizola em 1962

Doada pela família Locatelli, a área onde estão localizadas a Escola José Alberto Lucatelli e o Capitel São Roque entrou para a história e para a memória viva da comunidade de Guaporé em 2019. As estruturas foram revitalizadas pelos moradores e declaradas “Patrimônio Histórico de Guaporé” pela Administração Municipal. O educandário, carinhosamente chamado de “Brizoleta” das professoras Ângela Ortolan (1ª) e Silvana Ortolan Tomasetto (última), está passando por um processo de resgate histórico ao lado de tantas outras construídas pelo Governo Leonel Brizola em 1962. Foram quase cinco mil edificadas.

Na semana que passou, o vereador e líder do Governo Municipal de Caxias do Sul, Lucas Diel, esteve no município e reuniu-se com o prefeito Valdir Fabris, secretárias Veridiana Tonini (Educação), Alíssia Breda Marocco (Geral de Governo) e secretário Ronaldo Invernizzi (Saúde), vereadores Fernanda Debona Baldin e Gilson Dai Prá, autoridades, moradores da comunidade São Roque e um dos grandes incentivadores da revitalização, o engenheiro agrônomo da Emater/ASCAR-RS, Antônio César Perin. O objetivo era conhecer a “Brizoleta” e, que segundo o parlamentar caxiense, é uma das mais bem conservadas que tem conhecimento.

“Fiquei emocionado ao ver que o legado de Brizola continua vivo em Guaporé”, disse Diel salientando que na década de 1960 o slogan da campanha de alfabetização no Rio Grande do Sul era “Nenhuma Criança Sem Escola no RS”.

“Num Estado onde a Educação ainda era para poucos, Leonel Brizola espalhou Escolas por todos os rincões do Rio Grande, para que o povo, muitos sem acesso à educação, pudessem finalmente estudar”, concluiu o caxiense.

A Brizoleta da Comunidade São Roque vai virar museu. O desafio agora é encontrar objetos para compor o acervo. Pela escola cerca de 400 alunos foram alfabetizados.